Serviços

Web Design & Web sites Branding & Design Marketing & SEO Consultoria Aplicações Mobile

Alojamento

Alojamento Web Alojamento VPS Servidores Dedicados Domínios Certificados SSL

A Empresa

Portfólio A INDIGIT
Copyright © INDIGIT ® 2025. Todos os direitos reservados.

Blog e Notícias

Saiba as últimas notícias e artigos úteis! Subscreva á nossa newsletter para receber mais notícias

As principais ameaças ao Windows e ao Mac em 2020 🔐

Apesar de ainda estarmos na sétima semana de 2020, já existem dados suficientes para podermos apresentar um relatório quase completo sobre cibersegurança. Este ano, podemos esperar grandes ameaças que saltam de 2019 e ainda outras novas.

Vindos principalmente na China, da Rússia, do Irão e da Coreia do Norte, estes ataques vão continuar a colocar à prova redes e sistemas de segurança em todo o mundo. Vamos também assistir ao crescimento de malware cada vez mais sofisticado que pode atingir pessoas singulares ou empresas – e tudo isto tendo como combustível a engenharia social para tornar qualquer campanha maligna ainda mais perigosa e eficaz.


Neste report da BlackBerry Cylance, pode encontrar precisamente as ténues linhas entre os atacantes e as redes criminosas que desenvolvem as suas próprias formas de explorar falhas de segurança ou que espalham malware como se de um serviço se tratasse, enviando ameaças por email ou campanhas de messaging – tendo como alvos indústrias ou territórios.

Este ano será decisivo para que, a nível global, haja uma maior defesa e denúncia destes ataques – e a aceleração da Internet das Coisas é um verdadeiro volte-face na cibersegurança, com mais endpoints e a adoção de redes mais rápidas, bem como de serviços “sempre conectados”.

O grande desafio da Internet das Coisas é o controlo limitado da segurança com estes endpoints, já que hoje existem lâmpadas, brinquedos e até frigoríficos inteligentes – ou smart.

Mas se toda a tecnologia e a conectividade que deixamos entrar nas nossas casas tem acesso ao nosso código wireless e a uma ligação à internet, será praticamente impossível garantir a segurança dos nossos aparelhos. Atualmente, a melhor prática – apesar de parecer algo difícil de executar – é o air gap das redes caseiras. Ou seja: afastar fisicamente aparelhos e redes seguras de redes inseguras, como as que existem nas ruas e em espaços públicos. Sim, tal inclui telemóveis, computadores e tablets, e depois tudo o resto.

Assim, qualquer utilizador estará muito mais protegido de atacantes que possam explorar qualquer vulnerabilidade, ainda que casual.


De acordo com o mesmo relatório, o clima geopolítico também vai influenciar os ataques deste ano. Haverá, até, campanhas massificadas patrocinadas por governos ou grupos organizados, bem como por redes criminosas que usam as mesmas técnicas.

As ameaças reais não mudaram muito: ataques de phishing, que vão do mais básico ao mais sofisticado e com alvos muito específicos; ransomware e epidemias de vírus; o espaço cinzento entre os governos e as organizações criminosas. E depois, claro, temos sempre a execução digital de crimes que, de outra forma, teriam lugar no mundo real e físico – falta de pagamento, não entrega de produtos, esquemas fraudulentos com base em promessas de amor, extorsão, assédio, roubo de identidade e, como sempre, fraudes bancárias, de investimento e financeiras.

E há, aqui, dois pontos que vemos crescerem no malware: a prevalência dos mesmos e a sofisticação empregue na sua criação e execução. Assistimos também a verdadeiros modelos de negócio criminosos onde o malware é comprado e vendido – ou até alugado – nos mercados da dark web.

No relatório vemos ainda um útil resumo das principais ameaças para os utilizadores de Windows e Mac. A Cylance afirma que esta é uma das mais perigosas compilações já feitas, utilizando ferramentas de monitorização dos diferentes sistemas operativos.

Para o ciber-guru Ian Thornton-Trump, as principais preocupações para os particulares e empresas em todo o mundo deve ser o email, nomeadamente o Business Email Compromise. “Esta é a empresa online, criminosa, que mais está a crescer e que mais lucro dá”. O especialista diz ainda que fazer o básico pela segurança ainda está muito longe de ser um cenário perfeito, pois há muita “reutilização de passwords” e “fraca configuração das plataformas cloud”, o que leva a enormes falhas de segurança no que a dados diz respeito.


Então, vejamos as 15 mais relevantes e crescentes ameaças, em que se incluem pedidos de resgate e chantagem de vítimas. Decore bem estes nomes!

Note que dez destes ataques têm como alvo o Windows e cinco têm o Mac – os riscos são maiores para os utilizadores deste primeiro sistema operativo, pois ainda são uma prevalente maioria, especialmente no mundo empresarial.

Ameaças ao Windows

Ameaças ao Mac

Na realidade, esta lista é largamente informativa e a forma de mitigar os danos provocados por estes vírus e malware são muito mais do mesmo: anti-vírus, boa educação no meio digital, filtros no email, controlo de anexos recebidos e até alguma monitorização da rede.

O uso de VPN fidedignos, evitando redes wifi públicas e fazer backups com regularidade também se afigura importante.


A Cylance alerta os utilizadores do Windows para que estejam atentos a qualquer atividade invulgar ou execuções do sistema. Thornton-Trump avisa que todos precisamos de constantes lembretes sobre a cibersegurança e que esta se centra nas pessoas, nos processos e nas tecnologias. O especialista considera que se olha mais para os mecanismos técnicos de defesa de malware do que para outro tipo de defesas, como o treino para o mundo digital e a gestão de vulnerabilidades.

Em última análise, educar os utilizadores de computadores ou aparelhos com ligação à internet e manter tudo atualizado já ajuda a conter muitas destas ameaças. Simultaneamente, ao manter-se algumas precauções básicas e recorrendo ao senso comum, pode-se evitar ataques cibernéticos – em qualquer que seja a plataforma.

Catarina Sousa
A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.

Artigos Relacionados