Serviços

Web Design & Web sites Branding & Design Marketing & SEO Consultoria Aplicações Mobile

Alojamento

Alojamento Web Alojamento VPS Servidores Dedicados Domínios Certificados SSL

A Empresa

Portfólio A INDIGIT
Copyright © INDIGIT ® 2025. Todos os direitos reservados.

Blog e Notícias

Saiba as últimas notícias e artigos úteis! Subscreva á nossa newsletter para receber mais notícias

💣Google altera algoritmo e beneficia páginas menos vistas 👈

Danny Sullivan, a cara do Google no que às pesquisas diz respeito, confirmou esta semana – via Twitter – que a gigante tecnológica fez um novo update ao algoritmo.

A declaração oficial
Em resumo, o Google confirmou através de um tweet que:

1. O algoritmo mudou;
2. A mudança tem grande impacto;
3. Estas alterações melhoram a forma como o motor de pesquisa apresenta resultados relevantes ao público;
4. Os sites que perderam lugares no ranking não os perderam por terem pouca qualidade.

Em poucos caracteres, a empresa norte-americana adianta ainda que estes updates são feitos várias vezes por ano – mas este, em particular, pode realmente significar uma grande vitória para sites relegados para as segundas e terceiras páginas de pesquisa.

Num comentário adicional, Danny Sullivan voltou a afirmar que não há nenhum erro para reparar – posição tomada já pela própria empresa.

Temos muitas coisas para fazer. Melhorar a velocidade dos sites. Considerar a segurança. (...) Mas este update não é sobre isso. É sobre o alcance”, escreveu. O responsável pelas pesquisas no motor afirmou ainda que, se as pessoas quiserem melhorar com esta mudança, têm de ter ótimo conteúdo. “Sim, a mesma resposta aborrecida. Mas se quer uma ideia do que são bons conteúdos, leia os guias do nossos avaliadores”, justificou.


Sullivan adiantou também que os avaliadores não têm qualquer interferência com o algoritmo. “É como ter alguém a fazer uma review no seu restaurante. Mas essas pessoas não vão para a cozinha preparar a comida”, explicou.

O significado do tweet de março

O anúncio feito ainda em março pela Google chamava a atenção para a diferença entre as melhorias diárias, feitas em áreas específicas, e este update significativo que altera todo o algoritmo.

Basicamente, no início deste ano, a empresa explicou que uma queda no ranking não significa que houvesse algo a reparar no site que caiu. “Não há nada de errado com as páginas que têm mais baixa performance agora. Em vez disso, as mudanças no nosso sistema estão a beneficiar sites que anteriormente eram prejudicados”, escreveu a Google no Twitter.

Uma oportunidade a não perder

Esta é a altura ideal para melhorar o conteúdo e o SEO do seu website. Ou seja, com ou sem alterações de algoritmo, o ideal é ter sempre bons textos e boas imagens para mostrar aos seus clientes.

Se fizer uma pesquisa e os resultados lhe parecem estranhos, estude-os. Se o seu site caiu no ranking, saiba que essa situação ainda pode mudar – mas não deixe de investir na qualidade dos conteúdos. Veja também quem são os seus concorrentes mais acima nas pesquisas e tente entender por que motivo o ultrapassaram.

Pretende melhorar o seu conteudo ou ter mais impacto no Google? Fale connosco!

Pedro Martins
Developer, Web-Designer, UI, UX, Social Media Marketing Specialist. Love to research about online security, reverse engineer, automation, fresh startups, cables, servers, networks and creating new and innovative ideas from the scratch.

Artigos Relacionados