Serviços

Web Design & Web sites Branding & Design Marketing & SEO Consultoria Aplicações Mobile

Alojamento

Alojamento Web Alojamento VPS Servidores Dedicados Domínios Certificados SSL

A Empresa

Portfólio A INDIGIT
Copyright © INDIGIT ® 2025. Todos os direitos reservados.

Blog e Notícias

Saiba as últimas notícias e artigos úteis! Subscreva á nossa newsletter para receber mais notícias

Sabia que existe um Pokémon Go para católicos? ✝️

É verdade. Agora, pode substituir as pokébolas por conhecimento sobre santos e o seu team amarelo, vermelho ou azul pela Equipa de Evangelização. Prepare-se, pois acaba de ser lançado o jogo Follow JC Go - uma versão católica do êxito Pokémon Go.

Com um orçamento de cerca de meio milhão de euros e 32 mil horas dedicadas ao desenvolvimento da tecnologia, esta promete ser uma experiência única até para os mais descrentes. De acordo com uma entrevista do diretor da Fundação Ramón Pané, que criou a aplicação, o Papa Francisco já é fã apesar de não ser muito dado às tecnologias.



Como é que funciona?

O Follow JC GO pode parecer, à primeira vista, uma cópia exata do Pokémon Go, mas as semelhanças ficam-se pela geolocalização em tempo real e pelos desafios diários. Neste jogo, os jogadores têm à disposição apenas mecânicas nada violentas e altamente religiosas.

Tal como na versão dos desenhos animados, é a câmara do smartphone que constrói o ambiente e as personagens surgem através de realidade virtual. Aqui, no entanto, pode ver santos, beatos ou personagens da Bíblia. Apesar de poder ser jogado por qualquer pessoa, o Follow JC Go exige alguns conhecimentos bíblicos. Por exemplo, quando se encontra um santo, é preciso responder a perguntas sobre ele ou passagens do livro sagrado para os cristãos.




A SIC Notícias deixa-nos um exemplo: se Moisés perguntar ao jogador se foi ele quem disse “Meu Deus, por que me abandonaste?” e o jogador acertar, a personagem junta-se à sua equipa. Então, em vez de apanhar Pokémons e lutar com eles, os jogadores colecionam santos e vários objetos religiosos de modo a formar uma “equipa de evangelização” que irá seguir Jesus.

Na descrição da app, é referido que o final do jogo levará o grupo sagrado a conhecer o Papa no Dia Mundial da Juventude em 2019, no Panamá.

Gotta Praise ‘Em All

Além destas tarefas, os jogadores têm de manter o corpo dos seus avatares saudável, mantendo um bom nível de alimentação e hidratação – mas também o espírito deve estar bem, o que pode ser conseguido através de orações. No decorrer do jogo, é pedido aos participantes que rezem por pessoas doentes.

Ao que tudo indica, é mesmo requerido que se entre em todas as igrejas que se encontre pelo caminho. Recorda-se que, no auge da febre do Pokémon Go, várias pessoas foram detidas por terem tentado apanhar Pokémons em igrejas e terrenos privados?



Atualmente, o jogo está disponível para Android e iOS, mas apenas na versão espanhola. Como seria expectável, alguns comentários e avaliações – de pessoas não muito adeptas da igreja católica – não se fizeram esperar. Coisas como “o meu Jesus não evolui”, “não consigo escolher Satanás como jogador principal” ou “não consigo invadir outros países com a justificação de ser uma guerra santa” já começaram a circular na internet.

Catarina Sousa
A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.

Artigos Relacionados