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👨💻 Três truques para melhorar o seu SEO
Categoria : Marketing por Pedro MartinsVisitas: 1869 Tempo de Leitura: 4 Minutos
Uma das primeiras recomendações – que se aplica a empresas de qualquer dimensão – é: analise a base da estratégia de SEO ao perguntar “o que é que os motores de pesquisa vão tentar alcançar?”.
A resposta, em qualquer caso, é que o algoritmo orgânico tenta
encontrar as mais relevantes e úteis respostas a toda e
qualquer pergunta feita – isto é, dar ao utilizador a melhor
experiência possível.
Estes mecanismos de procura não ganham qualquer dinheiro por
cliques orgânicos, por isso precisam de se tornar o mais
relevante possível, respondendo às questões dos visitantes e
fazendo com que as pessoas continuem a voltar de forma orgânica –
e, por consequência, mantêm um alto volume de receitas vindas da
publicidade.
E como é que estes sites – como o Google, ou o
Bing – determinam estas características? O
algoritmo encontra websites relevantes olhando para três grandes
áreas.
1. Otimização técnica - o motor de pesquisa consegue ler o seu site e os seus visitantes terão uma boa experiência ao visitá-lo?
No sentido de dar ao visitante uma melhor passagem pelo seu website, e para que os motores de pesquisa saibam precisamente do que é que lá se fala, o seu SEO técnico tem de ser sólido.
Ter um código limpo, imagens e tags otimizadas, indexação apropriada e um mapa de site são a chave para que Google e afins sejam capazes de o ler apropriadamente.
Ter uma velocidade de página decente é fundamental para evitar as constantes interrupções – tal é um verdadeiro sinal vermelho! As tags nos sites não servem só para encher com palavras-chave, mas para permitir aos motores de busca entender o que aqueles contêm, e que informação será dada ao visitante.
Este é o ponto mais básico do Search Engine Optimization, mas será sempre de extrema importância para construir qualquer tipo de visibilidade orgânica.
2. Conteúdos no website – qual é o assunto da sua página e qual é a força e relevância do que lá está escrito?
Isto tem uma enorme influência – e é por
isso que há já muito que acabaram os tempos de entupir conteúdos
com palavras-chave.
É incrivelmente importante ter conteúdo relevante e user friendly no seu website. Pergunte a si mesmo: quando chega à sua homepage, ela faz realmente um bom trabalho a dizer exatamente o que é a sua empresa faz? Pense nela como a montra da sua loja online, pelo que deve dar claras instruções aos visitantes sobre o seu negócio e o que pode fazer no website. Escrever conteúdo também é fulcral.
Os motores de pesquisa estão cada vez mais inteligentes a reconhecer texto que não seja natural ou que seja uma duplicação manipulativa, e a tendência é a apertar cada vez mais o cerco a estes casos. Em vez de tentar encontrar novas formas de ‘enganar’ os motores de busca, foque-se apenas em escrever conteúdo que seja único, atraente e útil para a sua audiência. Fale-lhe sobre os seus produtos ou serviços, responda inteiramente às FAQs (Frequently Asked Questions) e considere todas as outras informações que pode fornecer e que sejam relevantes.
Questione-se: se sou reconhecido no meu ramo de atuação ou nicho de mercado e desejo estar no topo dos rankings orgânicos, que conteúdo posso eu dar que cimente a minha posição de líder? Tal não é apenas essencial para o SEO; isto também significativamente melhora as suas taxas de conversão quando se foca no que tem mais relevância.
3. Portfólio de backlinks – a restante indústria também o
considera relevante?
Esta é provavelmente a parte mais incompreendida do Search Engine Optimization. Sim, os motores de busca olham para os links que apontam para o seu site para perceber quão importante ou popular é para a indústria, mas a qualidade acima da quantidade é essencial.
E isto faz sentido quando voltamos o nosso foco para a relevância. À semelhança do que já dissemos, o Google ou outras ferramentas de pesquisa online estão a melhorar a forma como identificam links antinaturais ou manipulados, por isso convém que esteja totalmente defendido contra qualquer novo update ao algoritmo, focando-se em ganhar backlinks – ao invés de os ‘plantar’.
Claro que peças fortes de conteúdo tais como centros de recurso, infografias e blogs contemporâneos, ajudam a ganhar links que direcionem para o seu website, mas este terceiro pilar do SEO requer uma abordagem um pouco mais proactiva e integrada com outros canais digitais.
Aumente a sua presença nas redes sociais para partilhar
conteúdos, inclua infografias na sua newsletter, interaja com
outros líderes do ramo com debates, entrevistas ou
parcerias.
Se o número 2 se refere ao conteúdo, o número 3 é muito sobre
marketing de conteúdo.
Terminando com mais uma nota sobre os backlinks: garanta que os links internos fazem sentido para o funil e apontam para as páginas certas, e que qualquer página danificada que receba links seja devidamente redirecionada. Ajude os motores de pesquisa a perceber porque é que e onde é que o seu negócio é relevante.
Se precisa de ajuda para melhorar o SEO fale
connosco!
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