Serviços

Web Design & Web sites Branding & Design Marketing & SEO Consultoria Aplicações Mobile

Alojamento

Alojamento Web Alojamento VPS Servidores Dedicados Domínios Certificados SSL

A Empresa

Portfólio A INDIGIT
Copyright © INDIGIT ® 2025. Todos os direitos reservados.

Blog e Notícias

Saiba as últimas notícias e artigos úteis! Subscreva á nossa newsletter para receber mais notícias

💌 Como criar campanhas de email marketing com sucesso

Sabia que há 3,7 mil milhões de utilizadores de email no mundo e que, em 2021, se espera que esse número suba para 4,1 mil milhões? É verdade. Além disso, esta é uma forma extremamente popular de comunicar: as pessoas vêm a caixa de entrada todos os dias, várias vezes por dia, e quando está a tentar promover a sua empresa pode entrar em milhares de inboxes apenas criando uma campanha de email marketing.

Claro que enviar um email a promover o seu negócio não é suficiente; a caixa de correio das pessoas é inundada por dezenas ou centenas de emails promocionais todos os dias e, a maior parte, é apagada sem sequer ser lida.

Por isso é que tem de garantir que a sua campanha se vai diferenciar de todas as outras.

Crie a sua lista de emails

Em primeiro lugar, tem de garantir que tem uma lista de pessoas com quem quer falar. Ter essa listagem permite-lhe entrar em contacto com clientes ou potenciais clientes em qualquer altura. Mas, para isso, tem de conseguir que estas pessoas se registem.

Para isso, deve oferecer-lhes um incentivo. Um desconto, acesso exclusivo a um produto, serviço ou novidade. Os pop-ups não intrusivos funcionam perfeitamente como chamariz que encoraja os visitantes do seu website a registarem-se na sua lista.

Defina o objetivo da sua campanha

Antes de enviar centenas de emails ao mesmo tempo, tem de perceber porque é que os está a enviar. Não ter um foco definido pode confundir os leitores e levá-los até a abandonar a sua lista.

Alguns dos principais objetivos costumam ser:

    •    Informar os clientes/potenciais clientes sobre novos produtos;
    •    Promover produtos ou anunciar saldos;
    •    Anunciar novas parcerias ou marcas;
    •    Aumentar o engagement em blogs ou redes sociais.

Por vezes, resulta enviar emails a utilizadores inativos há algum tempo e oferecer-lhes um pequeno presente. Por isso é que é importante segmentar a sua lista, e comunicar de forma diferenciada para cada tipo de cliente: os habituais, os que nunca compraram, ou os que já compraram mas não compram há algum tempo.

Desenhe o seu email de acordo com o objetivo

Depois de decidir que tipo de campanha quer fazer, começe a desenhar o seu email. O primeiro truque é criar um título apelativo, que chame a atenção e deixe quem o recebe com vontade de o abrir.

Personalizar o assunto – colocar o nome da pessoa que recebe o email – também é uma ótima forma de fazer com que a taxa de abertura aumente. As pessoas prestam mais atenção quando veem o seu nome.

Tal como em qualquer design, o equilíbrio entre elementos afigura-se fundamental. Especialistas no assunto recomendam um rácio de 60/40 para texto e imagem.

Mostre personalidade

Por fim, quando estiver a escrever o texto da sua campanha de email marketing, mantenha-o curto e claro, mostrando personalidade. Não se esqueça que procura a atenção dos seus clientes ou possíveis clientes, e um texto longo ou aborrecido só os vai espantar. O ideal será sempre ir diretamente ao assunto principal.

Foque-se no conteúdo que mostre benefícios aos leitores!

Agora que já sabe como criar uma campanha, não se esqueça que depois de “enviar” pode e deve medir os resultados: taxa de abertura, número de compras ou registos, por exemplo. Assim, saberá o que resulta e o que não deve repetir.

Pedro Martins
Developer, Web-Designer, UI, UX, Social Media Marketing Specialist. Love to research about online security, reverse engineer, automation, fresh startups, cables, servers, networks and creating new and innovative ideas from the scratch.

Artigos Relacionados