Blog e Notícias
Saiba as últimas notícias e artigos úteis! Subscreva á nossa newsletter para receber mais notícias
💌 Como criar campanhas de email marketing com sucesso
Categoria : SEO por Pedro MartinsVisitas: 2439 Tempo de Leitura: 2 Minutos
Sabia que há 3,7 mil milhões de utilizadores de email no mundo e que, em 2021, se espera que esse número suba para 4,1 mil milhões? É verdade. Além disso, esta é uma forma extremamente popular de comunicar: as pessoas vêm a caixa de entrada todos os dias, várias vezes por dia, e quando está a tentar promover a sua empresa pode entrar em milhares de inboxes apenas criando uma campanha de email marketing.
Claro que enviar um email a promover o seu negócio não é suficiente; a caixa de correio das pessoas é inundada por dezenas ou centenas de emails promocionais todos os dias e, a maior parte, é apagada sem sequer ser lida.
Por isso é que tem de garantir que a sua campanha se vai diferenciar de todas as outras.
Crie a sua lista de emails
Em primeiro lugar, tem de garantir que tem uma lista de pessoas com quem quer falar. Ter essa listagem permite-lhe entrar em contacto com clientes ou potenciais clientes em qualquer altura. Mas, para isso, tem de conseguir que estas pessoas se registem.Para isso, deve oferecer-lhes um incentivo. Um desconto, acesso exclusivo a um produto, serviço ou novidade. Os pop-ups não intrusivos funcionam perfeitamente como chamariz que encoraja os visitantes do seu website a registarem-se na sua lista.
Defina o objetivo da sua campanha
Antes de enviar centenas de emails ao mesmo tempo, tem de perceber porque é que os está a enviar. Não ter um foco definido pode confundir os leitores e levá-los até a abandonar a sua lista.Alguns dos principais objetivos costumam ser:
• Informar os clientes/potenciais clientes sobre novos produtos;
• Promover produtos ou anunciar saldos;
• Anunciar novas parcerias ou marcas;
• Aumentar o engagement em blogs ou redes sociais.
Por vezes, resulta enviar emails a utilizadores inativos há algum tempo e oferecer-lhes um pequeno presente. Por isso é que é importante segmentar a sua lista, e comunicar de forma diferenciada para cada tipo de cliente: os habituais, os que nunca compraram, ou os que já compraram mas não compram há algum tempo.
Desenhe o seu email de acordo com o objetivo
Depois de decidir que tipo de campanha quer fazer, começe a desenhar o seu email. O primeiro truque é criar um título apelativo, que chame a atenção e deixe quem o recebe com vontade de o abrir.Personalizar o assunto – colocar o nome da pessoa que recebe o email – também é uma ótima forma de fazer com que a taxa de abertura aumente. As pessoas prestam mais atenção quando veem o seu nome.
Tal como em qualquer design, o equilíbrio entre elementos afigura-se fundamental. Especialistas no assunto recomendam um rácio de 60/40 para texto e imagem.
Mostre personalidade
Por fim, quando estiver a escrever o texto da sua campanha de email marketing, mantenha-o curto e claro, mostrando personalidade. Não se esqueça que procura a atenção dos seus clientes ou possíveis clientes, e um texto longo ou aborrecido só os vai espantar. O ideal será sempre ir diretamente ao assunto principal.Foque-se no conteúdo que mostre benefícios aos leitores!
Agora que já sabe como criar uma campanha, não se esqueça que depois de “enviar” pode e deve medir os resultados: taxa de abertura, número de compras ou registos, por exemplo. Assim, saberá o que resulta e o que não deve repetir.
Developer, Web-Designer, UI, UX, Social Media Marketing Specialist. Love to research about online security, reverse engineer, automation, fresh startups, cables, servers, networks and creating new and innovative ideas from the scratch.
Artigos Relacionados
10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa
Com o aumento constante do número de casos de coronavírus, parece ser seguro que nos próximos mes...
EUA querem banir a app TikTok
Alguns senadores dos Estados Unidos pretendem que o famoso TikTok seja banido no país – ou pelo m...
Fake News: saiba como as detectar
Não há dúvidas de que a internet hoje em dia se divide muito entre o que são notícias reais, co...