💌 Como criar campanhas de email marketing com sucesso

💌 Como criar campanhas de email marketing com sucesso

Categoria : SEO Visitas: 1612 Tempo de Leitura: 2 Minutos

Sabia que há 3,7 mil milhões de utilizadores de email no mundo e que, em 2021, se espera que esse número suba para 4,1 mil milhões? É verdade. Além disso, esta é uma forma extremamente popular de comunicar: as pessoas vêm a caixa de entrada todos os dias, várias vezes por dia, e quando está a tentar promover a sua empresa pode entrar em milhares de inboxes apenas criando uma campanha de email marketing.

Claro que enviar um email a promover o seu negócio não é suficiente; a caixa de correio das pessoas é inundada por dezenas ou centenas de emails promocionais todos os dias e, a maior parte, é apagada sem sequer ser lida.

Por isso é que tem de garantir que a sua campanha se vai diferenciar de todas as outras.

Crie a sua lista de emails

Em primeiro lugar, tem de garantir que tem uma lista de pessoas com quem quer falar. Ter essa listagem permite-lhe entrar em contacto com clientes ou potenciais clientes em qualquer altura. Mas, para isso, tem de conseguir que estas pessoas se registem.

Para isso, deve oferecer-lhes um incentivo. Um desconto, acesso exclusivo a um produto, serviço ou novidade. Os pop-ups não intrusivos funcionam perfeitamente como chamariz que encoraja os visitantes do seu website a registarem-se na sua lista.

Defina o objetivo da sua campanha

Antes de enviar centenas de emails ao mesmo tempo, tem de perceber porque é que os está a enviar. Não ter um foco definido pode confundir os leitores e levá-los até a abandonar a sua lista.

Alguns dos principais objetivos costumam ser:

    •    Informar os clientes/potenciais clientes sobre novos produtos;
    •    Promover produtos ou anunciar saldos;
    •    Anunciar novas parcerias ou marcas;
    •    Aumentar o engagement em blogs ou redes sociais.

Por vezes, resulta enviar emails a utilizadores inativos há algum tempo e oferecer-lhes um pequeno presente. Por isso é que é importante segmentar a sua lista, e comunicar de forma diferenciada para cada tipo de cliente: os habituais, os que nunca compraram, ou os que já compraram mas não compram há algum tempo.

Desenhe o seu email de acordo com o objetivo

Depois de decidir que tipo de campanha quer fazer, começe a desenhar o seu email. O primeiro truque é criar um título apelativo, que chame a atenção e deixe quem o recebe com vontade de o abrir.

Personalizar o assunto – colocar o nome da pessoa que recebe o email – também é uma ótima forma de fazer com que a taxa de abertura aumente. As pessoas prestam mais atenção quando veem o seu nome.

Tal como em qualquer design, o equilíbrio entre elementos afigura-se fundamental. Especialistas no assunto recomendam um rácio de 60/40 para texto e imagem.

Mostre personalidade

Por fim, quando estiver a escrever o texto da sua campanha de email marketing, mantenha-o curto e claro, mostrando personalidade. Não se esqueça que procura a atenção dos seus clientes ou possíveis clientes, e um texto longo ou aborrecido só os vai espantar. O ideal será sempre ir diretamente ao assunto principal.

Foque-se no conteúdo que mostre benefícios aos leitores!

Agora que já sabe como criar uma campanha, não se esqueça que depois de “enviar” pode e deve medir os resultados: taxa de abertura, número de compras ou registos, por exemplo. Assim, saberá o que resulta e o que não deve repetir.

Tags:
email marketing
marketing de email
avoid spam
how to email marketing

Pedro Martins's Posts

Pedro Martins

Developer, Web-Designer, UI, UX, Social Media Marketing Specialist. Love to research about online security, reverse engineer, automation, fresh startups, cables, servers, networks and creating new and innovative ideas from the scratch.

Gostou do nosso Blog? Subscreva já!

Não se preocupe, nós tambem não gostamos de spam! Iremos apenas enviar os nossos artigos de Blog ou notícias importantes. Poderá ler a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições, e poderá remover a sua subscrição a qualquer momento

Comentários

Artigos Relacionados

iPhone 11 ou iPhone XR: qual a melhor compra? 📱🤑
Categoria : Geral  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
iPhone 11 ou iPhone XR: qual a melhor compra? 📱🤑

Vamos assumir desde o início que o iPhone 11 Pro é um desperdício de dinheiro. Afinal, estamos a ...

3 semanas atrás | Visitas: 481 | Leitura: 12 Minutos

Ler mais..
É makeup artist? O que não pode faltar ao seu website 💄🖥️
Categoria : Web design  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
É makeup artist? O que não pode faltar ao seu website 💄🖥️

Depois do curso na escola de maquilhagem, do salão preparado e de todos os produtos de makeup alinh...

2 meses atrás | Visitas: 654 | Leitura: 9 Minutos

Ler mais..
Novidades e dicas sobre o Facebook 📲
Categoria : Redes Sociais  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Novidades e dicas sobre o Facebook 📲

É verdade: na mesma altura em que lança uma nova moeda digital, o Facebook anuncia também novidad...

3 meses atrás | Visitas: 704 | Leitura: 10 Minutos

Ler mais..