10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa

10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa

Categoria : Geral Visitas: 793 Tempo de Leitura: 4 Minutos

Com o aumento constante do número de casos de coronavírus, parece ser seguro que nos próximos meses o teletrabalho continuará a ser uma realidade para milhares de portugueses. Os infetados continuam a ser cada vez mais, principalmente na zona de Lisboa e Vale do Tejo.

É precisamente nessa área geográfica que se situam muitos escritórios de empresas nacionais, como as de webdesign ou de outros empregos ligados à consultoria informática, que optaram por colocar os seus funcionários em regime de trabalho à distância.

Mantenha refeições saudáveis pela sua saúde

Se também está a trabalhar a partir de casa, veja as dez dicas que preparamos para si e que podem minimizar os impactos desta brusca mudança na realidade, imposta pela COVID-19.

1 – Tenha um computador potente

A nossa primeira dica vai neste sentido por motivos óbvios. Se não tem um computador capaz de dar conta de todas as suas tarefas diárias sem lhe provocar uma crise de nervos, considere comprar um novo. Entre o MacBook Pro, os novos modelos da Lenovo ou um Microsoft Surface, convém analisar o que mais lhe faz falta num portátil e escolher o produto ideal para si e para o sua função na empresa.

2 – Encontre outro local para trabalhar

Uma das chaves para o sucesso enquanto se trabalha a partir de casa é, de vez em quando, poder sair de casa. Claro que nesta fase de pandemia será um pouco mais difícil trabalhar naquela esplanada à beira-mar ou no seu café preferido, mas procure um sítio em que se sinta à vontade com as medidas de segurança e em que possa abrir o computador. Vai ver que a sua criatividade – e a sua disposição geral - vai agradecer.

3 – Opte por um bom teclado

Ao escolher o seu novo modelo de computador portátil ou PC, tenha sempre em atenção o teclado. Deverá ser ergonómico e confortável, além de que há vários modelos que certamente proporcionarão uma escrita mais rápida. Logo, a sua produtividade deverá também aumentar.

4 – Pare de enviar mensagens a partir do telefone

Não há qualquer motivo para pegar no telemóvel para enviar mensagens quando está a trabalhar em casa. Se utilizar dispositivos Apple, a aplicação Mensagens é útil para enviar SMS. A par disto, pode também usar a aplicação do Whatsapp para o computador ou para a web. Você escolhe, mas aconteça o que acontecer não pegue no telemóvel: corre o risco de se distrair e, ao usar o computador, será muito mais rápido a escrever.

5 – Use o alarme para se lembrar de não trabalhar

Tenha especial atenção ao número de horas que tem vindo a trabalhar, pois ao trabalhar no conforto do lar facilmente se pode ultrapassar um limite razoável – e até a sua saúde pode vir a ressentir-se. Por isso, programe um alarme no telemóvel para parar e desligar!

Tenha atenção à sua postura para evitar dores de costas

6 – Atente à luz que tem em casa

A iluminação tem impacto na nossa vida e na forma como nos deixa, ou não, confortáveis. Aproveite o máximo possível a luz solar, pois ela é ótima para a produtividade, e não se esqueça de iluminar bem a área de trabalho nos dias mais escuros. A luminosidade do ecrã do computador também é importante: ajuste-a conforme o dia for passando.

7 – Levante-se de vez em quando

É o chamado “esticar as pernas”. Além de o ajudar a distrair-se um pouco, é benéfico para as suas costas e para o bem-estar físico geral. Aproveite estes momentos para beber um pouco de água e até para corrigir a postura. Pode fazer o seguinte exercício: sempre que precisar de fazer um telefonema, faça-o de pé.

8 – Tenha uma alimentação saudável

Um dos principais passos para o sucesso tem muito a ver com aquilo que você come. Em casa, é muito tentador escolher alimentos com açúcar e alguns snacks como uma forma de conseguir ter energia. No entanto, este tipo de comida será sempre de evitar. Prefira fazer pequenos lanches saudáveis e não salte refeições!

9 – Mantenha a agenda atualizada

Esta pode ser a forma mais simples de não se esquecer de cumprir nenhuma tarefa. Mesmo as mais pequenas e insignificantes: escreva-as! Além de poder planeá-las melhor, pensando nelas enquanto escreve, esta é também uma forma de se distrair um pouco e sair da rotina.

10 – Use um quadro branco

Utilize um destes quadros para colar pequenas notas, para deixar recados do que não se pode esquecer, para apontar ideias ou simplesmente para fazer um brainstorming mais visual. Mesmo numa chamada em conferência no Zoom, todos os seus colegas vão poder ver aquilo que desenhou no quadro.

Tem outras ideias para aumentar a produtividade do trabalho a partir de casa? Partilhe-as connosco!

Tags:
trabalhar em casa
teletrabalho
covid
coronavirus
produtividade
criatividade
ideias
dicas

Catarina Sousa's Posts

Catarina Sousa

A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.

Gostou do nosso Blog? Subscreva já!

Não se preocupe, nós tambem não gostamos de spam! Iremos apenas enviar os nossos artigos de Blog ou notícias importantes. Poderá ler a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições, e poderá remover a sua subscrição a qualquer momento

Comentários

Artigos Relacionados

EUA querem banir a app TikTok
Categoria : Redes Sociais  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
EUA querem banir a app TikTok

Alguns senadores dos Estados Unidos pretendem que o famoso TikTok seja banido no país – ou pelo m...

há 3 semanas | Visitas: 857 | Leitura: 3 Minutos

Ler mais..
Fake News: saiba como as detectar
Categoria : Geral  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Fake News: saiba como as detectar

Não há dúvidas de que a internet hoje em dia se divide muito entre o que são notícias reais, co...

há 4 semanas | Visitas: 639 | Leitura: 5 Minutos

Ler mais..
Apple divulga atualização contra jailbreak 📱📵
Categoria : Segurança  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Apple divulga atualização contra jailbreak 📱📵

A Apple acaba de divulgar a atualização de software que acaba com uma vulnerabilidade que permitia...

há 2 meses | Visitas: 729 | Leitura: 1 Minuto

Ler mais..