Serviços

Web Design & Web sites Branding & Design Marketing & SEO Consultoria Aplicações Mobile

Alojamento

Alojamento Web Alojamento VPS Servidores Dedicados Domínios Certificados SSL

A Empresa

Portfólio A INDIGIT
Copyright © INDIGIT ® 2025. Todos os direitos reservados.

Blog e Notícias

Saiba as últimas notícias e artigos úteis! Subscreva á nossa newsletter para receber mais notícias

Spotify compra ações da DistroKid 🎵💸

No mês em que assinala dez anos de existência, o Spotify anunciou a compra de uma pequena parte da DistroKid, um serviço de distribuição de música amplamente utilizado por artistas para fazerem o upload das suas músicas em várias plataformas.

A empresa ainda não confirmou a dimensão da compra, tendo apenas afirmado que se tratou de um “investimento minoritário”. Como resultado deste negócio, o Spotify vai fazer um upgrade nas contas exclusivas para artistas – e isso inclui uma integração com a DistroKid, que lhes permitirá carregar conteúdo simultaneamente neste e em outras plataformas.




“Nos últimos cinco anos, a DistroKid teve um papel muito importante para centenas de milhares de músicos independentes, ajudando-os a distribuir as suas obras em serviços digitais em todo o mundo e conseguindo chegar aos fãs – qualquer que fosse a sua forma de consumir música”, disse a empresa num post no blog, relativamente ao contrato efetuado. O Spotify, no entanto, já era um parceiro da DistroKid muito antes desta notícia ter vindo a público.

Claro que o serviço que esta providenciava permitia que os músicos colocassem, de forma simples, as suas criações nos concorrentes do Spotify – incluindo a Apple, Amazon, Google Play, TIDAL, iHeartRadio, Youtube, Pandora, Deezer e mais de 150 outras plataformas de streaming de música e lojas.




Dando à DistroKid uma posição mais forte na indústria, o investimento do Spotify pode causar alguma celeuma. Para já, ainda nenhum dos rivais reagiu a esta movimentação no mercado. A empresa negou falar sobre qualquer detalhe económico, mas um porta-vos clarificou aos jornalistas que não adquiriu a DistroKid, não tem um lugar na mesa da administração e que esta continua independente, além de ter garantido que a compra de uma pequena parte das ações não lhes permitirá aceder a qualquer dado de outros fornecedores de serviços digitais e que informação confidencial não será partilhada.

Quando questionado sobre se está a planear ficar uma parte das vendas de subscrições da DistroKid, atualmente com um custo de cerca de 20 euros por ano, o Spotify afirmou que não tem resposta para já. “Vamos divulgar todos os detalhes quando estivermos prontos para abrir a integração para os artistas”, disse.

Aparentemente, há já algum tempo que o Spotify gostaria de tornar a sua relação com a DistroKid mais sólida. Assim, com esta compra, a plataforma de música em streaming vai adicionar uma nova ferramenta que vai permitir aos artistas fazer os uploads para a DistroKid através do Spotify for Artists.




Esta funcionalidade para profissionais foi lançada numa versão beta no ano passado e permite-lhes (bem como aos managers) fazer updates à informação de perfil, analisar os dados relativos às músicas e ainda ter insights sobre a sua legião de fãs. Assim, em setembro, o Spotify anunciou outra grande novidade: o upload de música passou a poder ser feito diretamente, bem como a edição de metadados, e foi possível ver a performance de cada faixa.

Desse modo, a integração da DistroKid vai complementar esta ferramenta, oferecendo a possibilidade de fazer uploads também para outras plataformas. Ainda não há data prevista para que a integração esteja a funcionar publicamente, mas será, certamente, num curto espaço de tempo.

Catarina Sousa
A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.

Artigos Relacionados