Sites CMs, Wordpress e Blogs

Criação de Sites com CMS
...Conheça as suas vantagens

Os CMS ( Content Management System ) ou gestor de conteúdos são aplicações que permitem facilmente gerir, atualizar, criar e aprovar conteúdo, páginas ou mesmo utilizadores.

Numa era em que cada vez mais as pessoas procuram fazer e publicar o conteúdo por si mesmas os CMS ganharam um grande impacto e visibilidade. Podemos dizer que uma grande parte de websites em todo o mundo utilizam sistemas de gestão de conteúdos, sejam eles grátis ou criados à medida.

Os mais populares CMS grátis passam por Wordpress, Magento, Drupal , etc. Além de estas plataformas serem grátis, existe um enorme marketplace de Plugins quer sejam pagos ou gratuitos ao dispor dos utilizadores. Desta maneira facilmente poderá adicionar funcionalidades e ferramentas a qualquer momento sem a necessidade de recorrer a um programador ou empresa.

Saiba os pros e contras

Os Principais CMS

Conheça as principais plataformas de CMS e quais as suas diferenças e vantagens

Wordpress

Wordpress é sem dúvida o mais famoso CMS! No mercado desde 2013 e inicialmente orientado apenas para Blogs, rapidamente tornou-se no mais usado no mundo inteiro, sendo responsável neste momento por 70% dos sites em toda a internet com milhares de temas e plugins disponíveis.

Joomla

O Joomla existe desde 2005, originário de um Fork do Mambo. Apesar do "Boom" Wordpress, o Joomla ainda continuar a ser utilizado para sites institucionais como Escolas, Governo etc. Oferençe também milhares de templates grátis, extensões, suporte multi-língua, gestão de utilizadores e muito mais!

Drupal

Originalmente criado para Fóruns, o Drupal tornou-se open-source em meados de 2001. Conta já com uma comunidade robusta sendo algumas das suas vantagens a segurança, o facto de ser orientado para developers, ter módulos e flexibilidade para introduzir novas funcionalidades sem necessidade de plugins.

Vantagens e Desvantagens em Utilizar um CMS

Está a pensar em utilizar CMS no seu webiste ? Saiba quais as vantagens em optar por um sistema CMS

Vantagens


Rápido e Fácil de Publicar

Com um website Wordpress, Joomla ou Drupal poderá poupar bastante em tempo e custos de desenvolvimento. Possibilita a introdução de novos conteúdos, páginas, imagens, utilizadores e permissões de forma fácil sem necessidade de recorrer a um especialista ou programador. Se já tem alguma experiência, esta poderá ser uma boa solução para a sua empresa.

Open Source, Funcionalidades e Plugins

Se optar por um CMS open-source poderá instalar uma destas plataformas de forma gratuita. O Wordpress e plataformas do género contam com uma comunidade gigante que atualizam e criam novas funcionalidades todos os dias disponibilizando-as sem custos. Sem necessidade de qualquer conhecimento técnico, permite que seja facilmente você mesmo a instalar e utilizar vários plugins e funcionalidades (Ex: Calendários, Formulários, etc) reduzindo os custos de investimento.

Atualizações Automáticas

A maioria dos CMS contam com sistemas de atualizações automáticos fazendo com o que o web site, plugins e extras se mantenham na maioria dos casos sempre atualizados e nas últimas versões. Requer no entanto sempre a atenção de um operador que ficará responsável pelas atualizações periódicas do website.

Desvantagens


Custos de Implementação e Manutenção

Apesar de grátis os CMS podem ter um custo de implementação inicial, nomeadamente: instalação, personalização, temas, etc.. Por outro lado, se a manutenção não for corretamente feita, poderá por em risco o website causando problemas de segurança. O preço dos plugins e extras (realmente bons) podem também ter custos elevados e anuais.

Pouca flexibilidade e Criatividade

Se procura funcionalidades muito específicas um CMS é uma solução a evitar. Nem sempre é possível implementar de forma "correta" certas funcionalidades pelo que, e dependendo do caso, poderá compensar fazer um website à medida. O mesmo acontece com a criativdade. Existem centenas de templates disponíveis, mas estes nem sempre permitem atribuir o seu toque pessoal. Assim pode demorar muito mais tempo a adaptá-los em comparação com um site à medida.

Fragilidade e sem VCS

Estas plataformas, como já referido, são fáceis de utilizar. Não obstante podem muito facilmente quebrar. Ou seja, uma opção mal configurada ou uma gestão mal feita poderá fazer com o website fique inacessível ou mesmo com erros permanentes. Isto não acontece com um site à medida onde existe o conceito de Version Control (Controlo de Versionamento) que permite manter a integridade do projeto e reverter ou limitar alterações específicas.

À procurar de criar ou renovar o seu website?

Não hesite em contactar, respondemos em menos de 24 horas ao seu contacto

Ainda tem dúvidas?

Veja as perguntas comuns sobre CMS, Blogs, Wordpress e Gestor de Conteúdos