10 dicas tecnológicas para “sobreviver” à COVID-19 🦠

10 dicas tecnológicas para “sobreviver” à COVID-19 🦠

Categoria : Geral Visitas: 1225 Tempo de Leitura: 5 Minutos

Sim, já todos sabemos que as nossas vidas mudaram e que o nosso quotidiano em nada se assemelha àquilo que era antes do surto da COVID-19. Por isso mesmo, e numa altura em que Portugal está em estado de emergência, a Indigit deixa-lhe algumas dicas tecnológicas para ajudar a ultrapassar esta fase de quarentena – voluntária ou obrigatória.

Mantenha-se informado

A COVID-19 está a crescer de forma muito rápida e as respostas políticas e sociais parecem querer demorar a aparecer. Tudo isto, aliado ao pânico geral instalado, é uma combinação terrorífica. No entanto, se se mantiver informado, pode fazer com que o peso dos números não se faça sentir de forma tão intensa. Mas nunca se esqueça: procure informação apenas em sites de origem fidedigna, como sejam:

  • órgãos de comunicação social conhecidos
  • Direção Geral de Saúde
  • Organização Mundial de Saúde

As chamadas fake news e grupos no Facebook onde pessoas se dedicam a espalhar falsas informações são muito perigosos. Além de contribuírem para espalhar o pânico, prejudicam a visão clara que cada um de nós deve ter nesta fase complicada e atípica.

O teletrabalho é uma alternativa para muitos funcionários

Faça mais compras online

Muitas das imagens que vêm a público e que mais contribuem para a ira geral da população é de pessoas a açambarcar todos os produtos que encontram nos supermercados, deixando prateleiras vazias e consumidores em pânico por se depararem com prateleiras completamente vazias. Estas pessoas – além de uma impressionante falta de civismo – ainda estão a aumentar o risco de entrarem em contacto com o vírus, só para conseguirem comprar produtos que lhes dá a sensação de estarem mais seguros.

Se deixar de haver álcool ou lixívia nas prateleiras dos supermercados ou farmácias, nem toda a gente vai conseguir desinfetar as mãos e as casas. E isso vai poder aumentar a disseminação do coronavírus.

Evite as multidões ao fazer as suas compras online! A maioria das grandes cadeias de hipermercados já oferece essa possibilidade, mas pode ainda utilizar a tecnologia para ajudar o comércio local e fugir dos aglomerados de pessoas. Em sites como este ou este pode encontrar mercearias, frutarias e outros pequenos negócios onde pode fazer as suas compras e evitar a confusão dos grandes supermercados.

Compare os preços para evitar pagar a mais

Já todos vimos circular na internet imagens de faturas com garrafas de álcool a preços exorbitantes ou de máscaras cirúrgicas à venda no Continente por 150€. É por isso mesmo que deve manter a atenção e não se deixar enganar.

Dê atenção aos pequenos negócios locais

As grandes cadeias, quer de supermercados, quer de outros ramos, estão a fazer publicidade em massa quanto às reduções de preços, novos horários ou entregas ao domicílio.

Mas e o comércio local?

Descubra o que estão a fazer as lojas mais perto de sua casa - evitando grandes deslocações, reduzindo o risco de contágio e apoiando pequenas empresas. Faça uma pesquisa no Google com o nome dessas lojas e descubra se continuam abertas com restrições, se entregam produtos em casa ou se têm aquele produto que você procura. O motor de pesquisa está a encorajar as empresas a atualizarem a sua página MyBusiness para manter os consumidores informados nesta altura de crise. Pesquise também no Facebook ou Instagram, já que muitos destes comerciantes utilizam apenas estas redes sociais para manterem os clientes atualizados.

Privilegie as entregas em casa ou serviços de recolha

Se o custo não for uma barreira, considere fazer encomendas online, através de sites ou aplicações, e use os serviços de entrega ao domicílio se tal for possível na sua área de residência. Se não quiser pagar a taxa de entrega – apesar de a maioria dos negócios a ter retirado como forma de atrair mais consumidores – veja se as lojas em que está interessado têm disponível o serviço de encomenda online e recolha na loja.

Encomende online e receba a sua refeição em casa

Apps de entrega de comida em casa

Se cozinhar não é do seu agrado – ou se não tem mesmo jeito – e se viver numa área mais ou menos urbana em que os restaurantes não tenham fechado todos, pode evitar aglomerados de pessoas ao encomendar o almoço ou jantar através do Uber Eats ou da Glovo.

Muitos espaços de restauração estão também a funcionar, ainda que a meio gás, com o serviço take away (mediante encomenda por telefone e pagamento antecipado por MBWay, por exemplo) ou com entregas em casa. Pesquise no Google e nas redes sociais: certamente vai encontrar espaços que sejam do seu agrado!

Não cumprimente as pessoas com um aperto de mão

Apertar as mãos é uma forma altamente viável para espalhar o coronavírus. Use o seu telemóvel para mostrar o emoji aperto de mão – quem sabe não lança uma tendência? - ou então use o cotovelo. Mas nunca, nunca aperte a mão a ninguém nesta fase!

Use apps para se divertir em família ou com amigos

Nos últimos dias, temos visto centenas de prints de vídeochamadas entre amigos ou colegas que estão em tele-trabalho. Mas não é só isso que aplicações como a House Party fazem: podem também jogar alguns jogos e divertir-se, mesmo estando cada um em sua casa. Não fure a quarentena!

Lave as mãos com muita frequência para evitar contaminações

Lave as mãos

Nem tudo o que serve para evitar a propagação da COVID-19 está na internet mas nunca será demais dizer: lave as mãos! Lave as mãos muitas vezes, com água e sabão, pelo menos durante 20 segundos, ou com soluções à base de álcool! Cante a sua música preferida, diga o abecedário quatro vezes ou conte até 50. Faça o que fizer, lave as mãos!

Tags:
web
apps
tecnologia
saúde
medicina
covid19
coronavirus

Catarina Sousa's Posts

Catarina Sousa

A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.

Gostou do nosso Blog? Subscreva já!

Não se preocupe, nós tambem não gostamos de spam! Iremos apenas enviar os nossos artigos de Blog ou notícias importantes. Poderá ler a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições, e poderá remover a sua subscrição a qualquer momento

Comentários

Artigos Relacionados

10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa
Categoria : Geral  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa

Com o aumento constante do número de casos de coronavírus, parece ser seguro que nos próximos mes...

há 3 semanas | Visitas: 793 | Leitura: 4 Minutos

Ler mais..
EUA querem banir a app TikTok
Categoria : Redes Sociais  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
EUA querem banir a app TikTok

Alguns senadores dos Estados Unidos pretendem que o famoso TikTok seja banido no país – ou pelo m...

há 3 semanas | Visitas: 858 | Leitura: 3 Minutos

Ler mais..
Fake News: saiba como as detectar
Categoria : Geral  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Fake News: saiba como as detectar

Não há dúvidas de que a internet hoje em dia se divide muito entre o que são notícias reais, co...

há 4 semanas | Visitas: 640 | Leitura: 5 Minutos

Ler mais..