5 ideias para promover o seu restaurante online 👩‍🍳👨‍🍳

5 ideias para promover o seu restaurante online 👩‍🍳👨‍🍳

Categoria : Marketing Visitas: 1692 Tempo de Leitura: 10 Minutos

A comida é deliciosa, o menu é diversificado, o ambiente é fantástico e o atendimento é maravilhoso – no entanto, ainda não conseguiu encher todas as mesas do seu restaurante. Mas isso pode mudar!

Ter um restaurante de sucesso implica muito mais que apenas oferecer pratos saborosos e atender muito bem o cliente. Sim, apesar de estes dois pontos serem absolutamente fundamentais e deverem sempre ser a prioridade, tal só poderá funcionar na plenitude se tiver um número razoável de clientes fiéis, que estejam sempre prontos a reservar mesa e a voltar ao seu restaurante – quer esteja localizado no Porto, em Paços de Ferreira ou em Braga.

Nunca se esqueça que são esses consumidores que vão espalhar a palavra sobre o seu negócio e recomendar a todos os amigos que também tenham essa experiência gastronómica que você lhes pode oferecer.

Clientes fiéis atraem outros clientes e terá mais reservas para o seu restaurante

Pare por um momento e pense em outros restaurantes que você próprio gosta de visitar. Porque é que prefere uns em vez de outros? Como e porque é que decide visitar um espaço novo que acabou de abrir em Lisboa, Aveiro, Viana do Castelo ou até mesmo perto de casa?

Mais importante de tudo, depois de uma semana longa e cansativa, qual é aquela pizzaria ou restaurante de sushi onde você quer ir porque sabe que sairá de lá satisfeito e feliz? Para a maior parte dos consumidores atuais, tudo depende das avaliações das pessoas que lhes são mais próximas – e, com isto, pretendemos dizer dos amigos e da família.

Numa cidade que está a visitar pela primeira vez, por exemplo, as recomendações feitas por habitantes locais ou plataformas de pesquisa através da geolocalização são a melhor solução.

Imagine o seguinte cenário: se gostar mesmo de um restaurante, da comida lá servida ou da experiência gastronómica em si, o mais certo é subscrever a newsletter e segui a marca nas redes sociais, certo? Dessa forma, pode ficar a saber mais sobre novos pratos acrescentados ao menu, eventos que vão decorrer e todas as novidades excitantes que vão proporcionar-lhe uma experiência ainda melhor.

Para os apaixonados por comida, ter acesso a essas novidades através das redes sociais, por email ou até mesmo por telefone, é sempre bom.

E é tudo o que é necessário.

Então, vejamos a lista que a Indigit preparou para si com ideias de marketing e tendências que resultam na área da restauração, desenhadas à medida para deliciar os clientes vezes sem conta.

Clientes felizes vão fazer melhores avaliações e recomendar o restaurante aos amigos

Nunca se esqueça que o marketing para restaurantes é totalmente diferente daquele feito para hotéis ou para a indústria alimentar no geral. Estas tendências estão constantemente em mudança e evolução. O que é importante é manter a sua estratégia sempre atualizada, e entender como é que “o que está na moda” afeta o seu restaurante em particular.

E quais é que são as trends que realmente funcionam? Existem muitas que podem realmente levar o marketing criado para o seu espaço mais longe, mas foque-se nestas dicas – e boa sorte para não ficar com fome! 😋

1 - Redes Sociais

As plataformas de social media são uma vantagem para todas as indústrias, mas principalmente para os restaurantes. As redes sociais têm-se tornado a montra que os clientes mais procuram – em qualquer idade – para procurarem recomendações, avaliações e sugestões.

Chegar às pessoas através destas redes e criar envolvimento com elas, dar-lhe-á a oportunidade de manter o nome do seu restaurante na cabeça. No entanto, tem mesmo de se esforçar para criar conteúdos apetecíveis – e até misturar fotos tiradas por clientes com outras tiradas de forma profissional.

Nunca deixe de parte a originalidade, ou seja, use imagens reais dos seus pratos ou do espaço.

Vídeos em direto, através do Facebook e do Instagram, são uma das tendências mais recomendadas para as redes sociais e devem ser bem explorados. Pode levar os seus seguidores numa visita guiada pelo restaurante, ir à cozinha ou até apresentar o staff.

Toda a gente gosta de ver fotos de comida nas redes sociais

O foco deve estar sempre nas imagens que realmente representem os colaboradores e clientes em ação; criar concursos e fazer com que as pessoas partilhem a sua página nos seus perfis pessoais é o principal objetivo.

O aspeto visual e o design têm um papel muito importante no que diz respeito a capturar a atenção da audiência. Neste ponto, tem mesmo de pensar muito e deixar a criatividade fluir para conseguir criar imagens que falem por si próprias.

Vejamos mais um exemplo: imagine que vai criar um post para o Instagram a promover um festival de sabores organizado pelo seu restaurante. O conceito por trás da imagem é o de mostrar os diferentes tipos de sabor, usando a descrição para dar mais detalhes sobre o evento. Veja estas duas possíveis imagens:

Fotografias demasiado simples não cumprem o objetivo de chamar a atenção

Esta é uma ótima fotografia que, de facto, suporta a ideia, mas será que ela consegue captar imediatamente a atenção? E que tal esta?

Imagens apelativas e cheias de vida funcionam bem nas redes sociais

O mesmo conceito, a mesma ideia, mas muito mais atrativa. Uma foto como esta garante que vai captar atenção instantaneamente, e deixar as pessoas interessadas em saber mais sobre o festival que o seu restaurante está a promover.

Este é o verdadeiro poder da imagem, aliado a um conceito bem pensado com base em fotografia.

2 - Email marketing 

Se ainda não está a usar o email marketing como forma de comunicar com os seus subscritores, comece imediatamente a fazê-lo! Esta é uma forma altamente eficaz para a indústria da restauração para se promover e criar engagement com os clientes.

Traçar um plano de marketing para o envio de emails que ofereça conteúdo de qualidade e informação aos leitores, de forma a aumentar a lealdade com o seu restaurante, é também meio caminho andado para aumentar a notoriedade da sua marca.

Pode incluir novidades sobre pratos ou receitas introduzidas no menu, informações sobre eventos, dar cupões de descontos e até raspadinhas, ou simplesmente histórias sobre os colaboradores ou clientes satisfeitos.

Muitas pessoas vão lembrar-se do seu email quando estiverem a escolher onde comer em Vila do Conde, Amarante e até mesmo em Matosinhos.

Esta é também uma forma eficaz de pedir feedback aos clientes, bem como recomendações e referências. Veja este email, que promove um prato especial de carne e permite que as pessoas façam rapidamente a reserva.

Enviar uma promoção por email é uma boa oportunidade de ter mais reservas

Este pode ser um email perfeito para enviar mesmo antes do início do fim-de-semana.

Vamos assumir que o seu restaurante vai ter uma noite especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Comece a enviar emails sobre este evento algumas semanas antes, oferecendo um desconto de 20% e uma bebida de boas-vindas (a título exemplificativo) para quem reservar uma mesa através desse contacto.

Segmentar a sua base de dados também será uma boa ideia, de forma a garantir que apenas está a enviar estas informações a mulheres.

Para criar um plano de email marketing para esta efeméride em particular, deve responder, pelo menos, às seguintes questões:

- o que é que cada email vai dizer?

- quantos emails vou enviar?

- como vou alcançar clientes não regulares?

- como será o segundo email para os subscritores que cliquem no botão de reserva?

A partir do momento em que responda a estas perguntas, pode criar uma série de emails automáticos para garantir que todas as mulheres na lista recebem a mensagem certa, no momento certo.

3 - Apps específicas para restauração e serviços de reserva online

Os relatórios sobre a tecnologia empregue nesta indústria dizem-nos que as ferramentas técnica que mais ajudam os clientes a tomar uma decisão são a possibilidade de fazerem uma reserva online, wifi gratuito e pedidos online.

Ter uma parceria com aplicações populares para restaurantes dará aos seus clientes a possibilidade de ver o seu espaço e aceder a programas de fidelidade que lhes dão benefícios, como descontos ou promoções. Além disso, permitir que se faça a reserva e o pedido totalmente online aumenta a probabilidade de os visitantes gostarem mais de uma boa refeição, sem a frustração de estarem à espera de uma mesa.

Com cada vez mais clientes a optarem por estes utensílios digitais e a utilizarem-nos de forma regular, tal cria uma oportunidade para aumentar o número de reservas e obter um feedback mais genuíno, bem como avaliações mais positivas.

4 - Pesquisa por localização 

Hoje em dia, quase toda a gente vai à internet procurar por comida e recomendações ou avaliações de restaurantes. Plataformas como o The Fork ou o TripAdvisor são altamente reconhecidas e confiáveis, nesta área de negócio.

Boas avaliações atraem a atenção positiva que você quer, quer seja de clientes regulares ou visitantes pontuais – e elas certamente vão ser vistas por quem está à procura de uma refeição nas proximidades. O ideal é criar uma página para que possa mostrar o seu restaurante exatamente como pretende, adicionando as imagens certas e mantendo-se sempre a par das avaliações – nunca se esqueça de responder, mesmo às negativas.

Um outro passo a ter em conta é a forma como o seu restaurante asiático, de comida tradicional portuguesa ou que sirva churrasco aparece no Google. Sempre que, na sua localização, alguém pesquisa por “restaurante”, garanta que todas as informações relativas ao seu estão corretas – não se esqueça que, aí, também surgem avaliações.

Veja, por exemplo, o que aparece quando pesquisamos na zona de Freamunde:

As pesquisas por restaurantes na localização em Freamunde

5 - Bloggers e influenciadores 

A geração atual de utilizadores de internet está a consumir conteúdo que lhes chega através de blogs gastronómicos ou influencers nessa área. Criar parcerias com esses influenciadores pode dar ao seu negócio o boost que precisava para crescer ainda mais.

Convide essas pessoas para almoçar ou jantar no seu restaurante, ofereça-lhes o que tem de melhor e peça-lhes que partilhem avaliações genuínas nas suas redes sociais preferidas.

Fazer vídeos em direto com esses influenciadores, e pedir-lhes que façam o mesmo, pode levar mais potenciais clientes a ambas as páginas e, em última instância, ao seu restaurante. Hoje, as pessoas seguem à risca as recomendações e sugestões dos influencers.

É importante trabalhar com eles para que sejam partilhadas mais que as experiências, mas sim uma extensa avaliação sobre tudo o viram, degustaram ou provaram no espaço.

Contar com influenciadores e bloggers é importante para aumentar a notoriedade

Não sirva apenas comida; ofereça uma experiência.

O marketing para restaurantes é nada mais nada menos que criar uma experiência inesquecível aos seus clientes. A forma como vai promover o seu espaço pode mesmo estimular as pessoas a visitá-lo e a almoçar ou jantar – ou até experimentar o brunch.

É muito bom quando as pessoas falam bem do seu restaurante, online ou offline, mas é ainda melhor quando essas reviews levam mais pessoas a fazer reservas e a conhecerem a sua marca. É o chamado marketing word-of-mouth, ou publicidade boca a boca.

Em qualquer espaço que sirva comida (sim, mesmo que seja um pequeno café, uma gelataria ou um self-service), as avaliações são a base para o sucesso. Criar campanhas de marketing que leve as pessoas a partilhar ainda mais recomendações é fundamental, e depois usar isto para atrair ainda mais clientes.

Com restaurantes grandes e pequenos em qualquer esquina, você precisa de convencer os seus clientes de que é a melhor escolha. Faça-o com comida deliciosa, com uma experiência sensorial incrível e com estratégias de marketing inovadoras. Encontre todos os ingredientes de que necessita para criar um plano de marketing forte, e cozinhe-o com a experiência que deixe os seus clientes realmente satisfeitos. 

Tags:
marketing
marketing digital
restaurantes
comida
redes sociais

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Catarina Sousa

A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.

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