51 dicas de marketing para melhorar o seu neg√≥cio ūüĎą

51 dicas de marketing para melhorar o seu neg√≥cio ūüĎą

Categoria : Marketing Visitas: 2567 Tempo de Leitura: 12 Minutos

Todos os donos de empresas ou marketeers têm alturas em que vão contra a parede: a criatividade parece ter chegado ao fim e as ideias para promover a marca escasseiam. De repente, a folha em branco parece ainda mais assustadora.

Se j√° passou por este bloqueio criativo ‚Äď ou quer simplesmente explorar novas ideias ‚Äď veja estas 51 dicas que selecionamos para melhorar o marketing e a publicidade do seu neg√≥cio, aumentado os leads recebidos e as vendas online.

Redes sociais

1. N√£o tenha medo de se mostrar.

Se vai dar uma palestra, falar numa confer√™ncia ou simplesmente tem novos cart√Ķes de visita, n√£o receie fazer o upload das fotografias ou v√≠deos.

2. Adote hashtags que sejam tendência

Quer seja um #ThrowbackThursday ou o atual #Sextou, o importante √© estar onde a sua audi√™ncia est√° e ser um membro ativo na comunidade. Tal implica fazer posts com frequ√™ncia e de forma regular, bem como entrar em ‚Äėtradi√ß√Ķes‚Äô semanais que pululam pelas redes sociais e que j√° t√™m um p√ļblico fiel.

3. Histórias no Instagram

Depois de destronarem completamente o Snapchat, as hist√≥rias do Instagram s√£o √≥timas para mostrar novos produtos, entrar em contacto com o p√ļblico-alvo e mostrar que a marca existe!

4. Fazer pins

Utilizar o Pinterest para marcar as suas fotos é ótimo, mas também é importante fazer pin em outras. Não subvalorize o valor deste site de partilha de imagens. Faça posts com as melhores fotografias que tiver e coloque links para o seu website, de forma a obter mais tráfego.

5. Siga a concorrência

No Facebook, as p√°ginas profissionais podem seguir outras p√°ginas numa sec√ß√£o espec√≠fica das defini√ß√Ķes. Siga os seus concorrentes e veja o tipo de posts que fazem, ou quais as publica√ß√Ķes que t√™m mais partilhas e gostos. Perceba o que funciona e fa√ßa de forma semelhante.

Marketing Urbano

6. Venha para a rua

Na época digital que vivemos, ainda há muito a dizer sobre o que palpável e praticar marketing na vida real. Não tenha medo de ser old school: flyers e posters nos cafés ainda funcionam, tal como desenhar no chão com giz. Esta estretégia, claro, será mais efetiva quanto mais local for a empresa, mas funciona com todos os negócios.

7. Alugue um mural/outdoor

Tente arranjar permissão para decorar a lateral de um prédio com muita visibilidade ou um mural. A notoriedade é garantida!

Outdoor Heineken

8. Utilize o que está à sua volta

√Č preciso ter imagina√ß√£o, mas pense em todas as potencialidades daquilo que v√™ todos os dias para criar marketing m√°gico.

Creative Marketing Image

9. Parcerias incomuns

Viver numa cidade permite-nos ter oportunidades de marketing que não se teria em outro local qualquer. O segredo é pensar criativamente e capitalizar essas oportunidades.

Citi Bike Sponsor

Concursos

10. Concursos de fotos

Esta pode ser uma ideia √≥tima por v√°rias raz√Ķes, entre elas: √© relativamente f√°cil para os concorrentes participarem (qualquer pessoa com uma conta no Instagram e alguns segundos pode submeter uma foto) e, al√©m disso, os utilizadores acabam por se tornar patrocinadores. Esta √© uma forma de ter conte√ļdo gerado pela sua audi√™ncia que pode ser reutilizado e implementado noutras plataformas.

11. Concursos de vídeos

Nem toda a gente entra em competi√ß√£o com v√≠deos, mas pode ter aqui a oportunidade de ter conte√ļdo de alto calibre ‚Äď pois criar um v√≠deo requer mais esfor√ßo por parte do utilizador. Este tipo de posts pode ter um valor alto para as empresas com pouco tempo ou capacidade de investimento, especialmente se encontrar clientes com bons skills a criarem conte√ļdos em v√≠deo.

12. Votar e ganhar

Os concursos com base em votos t√™m, geralmente, muitas participa√ß√Ķes ‚Äď √© f√°cil de entrar, j√° que basta clicar num bot√£o na maioria das vezes ‚Äď e ainda pode utilizar os dados obtidos para criar um pequeno estudo de mercado.

13. Concorrer com legendas

Coloque uma foto nas redes sociais e pe√ßa ao seu p√ļblico que lhe d√™ uma legenda. Normalmente, este tipo de concurso vale boas gargalhadas!

The new yorker contest

14. Giveaways

Este é o tipo de concursos mais tradicional. Os giveaways já foram mais que testados e, realmente, resultam. São rápidos e de participação simples, além de que dessa forma a sua empresa tem novos gostos e partilhas, aumentando a audiência.

Dicas para promover os concursos

15. Faça promoção em sites de pechinchas

Todas as pessoas adoram coisas gr√°tis, algumas mais que outras. E as pessoas que realmente gostam de bons neg√≥cios tendem a pesquisar sobre isso em sites e f√≥runs. Veja quais os websites que melhor se enquadram com as pechinchas ou ofertas que quer promover e coloque l√° esse conte√ļdo. Esta estrat√©gia funciona bem no ramo da restaura√ß√£o.

16. Crie uma hashtag para o seu concurso

Adicionar uma hashtag √ļnica e relevante ao seu concurso ajuda-o a controlar as participa√ß√Ķes e torna mais f√°cil a an√°lise e organiza√ß√£o.

17. Torne os concursos super partilh√°veis

Tal significa adicionar um botão para partilhar o concurso quando o mesmo é feito num site, ou simplesmente encorajar a partilha nas redes sociais. Quanto mais gente souber do concurso, melhor!

Share to win Marketing

18. Ofereça pontos pelas partilhas

Se oferecer pontos b√≥nus por cada partilha nas redes sociais, os seus participantes v√£o querer faz√™-lo. Existem algumas ferramentas ‚Äď como o Rafflecopter ‚Äď que lhe permitem fazer isto de forma simples, oferecendo mais pontos por cada a√ß√£o do participante.

Share to get Points

19. Notifique a sua mailing list

Lembre-se: se já tem subscritores, é porque eles gostam da sua empresa e estão interessados naquilo que vende. Se está a lançar um concurso que dê um ano gratuito de um dos seus produtos ao vencedor, os seus seguidores vão querer saber!

20. Promova o concurso nas redes sociais

Mesmo que esteja a fazer um concurso no Instagram, garanta que tamb√©m faz promo√ß√£o no Facebook, Twitter, Pinterest, etc. Vai querer que todos os seus seguidores ‚Äď em todas as plataformas ‚Äď saibam sobre o giveaway!

Marketing de Conte√ļdo

21. Escreva para a sua audiência.

O melhor conte√ļdo √© aquele direcionado para o p√ļblico-alvo. Entenda o seu cliente; saiba quais os seus pontos fracos, o que n√£o os deixa dormir. Conte√ļdos de excel√™ncia v√£o precisamente falar sobre como preencher e satisfazer as necessidades do consumidor!

22. Acrescente elementos visuais

As pessoas cansam-se de textos muito rapidamente. Para garantir que os seus clientes continuam a ler o que escreveu, √© essencial adicionar imagens que quebrem os blocos de texto. N√£o subestime a import√Ęncia dos elementos visuais, mesmo em posts que t√™m mais predomin√Ęncia de textos.

23. Infografias

Se sabemos que os leitores adoram conte√ļdo visual, sabemos que as infografias s√£o fundamentais. Apesar da ideia de criar uma infografia poder ser intimidat√≥ria, tal n√£o tem de ser extremamente dif√≠cil. Nem sequer necessita de software profissional ‚Äď pode fazer uma imagem deste g√©nero no Powerpoint.

Infographics Marketing

24. Gr√°ficos Estes s√£o os primos feios das infografias

Os gr√°ficos, ainda assim, continuam a ser pe√ßas formid√°veis de conte√ļdo visual. Podem n√£o ser t√£o impressionantes, mas tomam menos tempo a criar e tamb√©m s√£o partilh√°veis. Use-os sem modera√ß√£o.

Funny Marketing Chart

25. Vídeos

O v√≠deo √© incr√≠vel no que toca a atrair e manter a aten√ß√£o dos utilizadores ‚Äď a taxa de reten√ß√£o para a informa√ß√£o visual √© de 65%, contra os 10% do texto. Al√©m disso, os clientes que v√™m os produtos em v√≠deos t√™m mais probabilidade de comprar. Este g√©nero de conte√ļdos √© uma ferramenta poderos√≠ssima, quer esteja a demonstrar como funciona um produto quer esteja a explicar algo.

26. Listas de estatísticas

Se a folha das ideias está em branco, não desespere: basta encontrar estatísticas interessantes sobre um tema relacionado com o seu negócio e criar um post no blog sobre isso. Longas listas com estatísticas são fáceis de fazer e altamente partilháveis. A par disso, alguns desses dados podem dar-lhe novas ideias, como a que segue abaixo.

27. Previs√Ķes de futuro

N√£o tenha medo de falar sobre o futuro: explique como prev√™ que o mercado vai funcionar no seu ramo, mas garanta que tem dados que suportem essas afirma√ß√Ķes.

28. Controvérsia

Conte√ļdo controverso atrai sempre muita aten√ß√£o, mas tenha cuidado ao brincar com o fogo. O caminho mais seguro, se quiser seguir esta estrat√©gia, √© responder a alguma controv√©rsia que esteja a caracterizar a sua √°rea de atua√ß√£o.

Rumors Angelina

29. Agregue conte√ļdos de outras fontes

Uma outra forma fant√°stica de criar conte√ļdo √© ir busc√°-lo a outros sites. N√£o, n√£o √© roubar nem plagiar, se for feito apropriadamente. Se estiver a fazer algo de totalmente novo com conte√ļdos de outas fontes, n√£o h√° problema. Pense nesta lista, feita agregando dicas de v√°rios websites. Para jogar pelo seguro, o ideal √© sempre dar os devidos cr√©ditos aos autores.

30. Peça opinião aos especialistas

Outra forma de criar marketing de conte√ļdo √© entrevistas l√≠deres na ind√ļstria em que se insere e partilhar as suas respostas num post no blog. Este tipo de posts tende a ter sucesso, al√©m de ser interessante ver em que √© que os especialistas do ramo pensam sobre determinado assunto. Para melhorar ainda mais o cen√°rio, estes profissionais costumam partilhar as entrevistas com os seus pr√≥prios seguidores.

31. Top 10

As pessoas adoram este tipo de listas. Top 10 m√ļsicas, top 10 restaurantes, o que quiser.

32. Listas

Os tops j√° s√£o listas, na sua ess√™ncia, mas come√ßar um post com um n√ļmero faz com que ele se destaque mais. E porque √© que as pessoas gostam de listas? Porque s√£o muito f√°ceis de ler e de entender. √Č provavelmente por isto que mais de um ter√ßo dos posts do Buzzfeed t√™m n√ļmero no t√≠tulo.

33. Guias de comparação de produtos

Decis√Ķes, decis√Ķes ‚Äď assim est√° o mercado. √Č dif√≠cil ser consumidor hoje em dia com a quantidade de produtos para escolher. Ajude os seus clientes a decidirem usando um guia de compara√ß√£o, especialmente se tiver uma s√©rie de produtos que satisfa√ßam necessidades diferentes. Se comparar com a concorr√™ncia, seja objetivo e justo.

Products Alternatives

Em alternativa, escreva uma comparação entre produtos que não vende, mas que se relacionam com o seu negócio. Por exemplo, imagine que quer vender comandos para uma consola. Seria uma boa ideia comparar dois novos jogos.

34. O conte√ļdo √© uma porta aberta

N√£o crie conte√ļdo de qualidade para depois o abandonar ‚Äď deixe links noutros posts no blog. Pode at√© faz√™-lo no pr√≥prio texto, ou listar artigos relacionados no final. Algo como ‚Äúquer saber mais sobre?‚ÄĚ.

35. Webinars

Seja anfitri√£o do seu pr√≥prio webinar ou fa√ßa uma parceria com outra marca para ter o dobro do conhecimento partilhado ‚Äď e o dobro do poder de promo√ß√£o. Os webinars s√£o √≥timos para recolher leads.

36. Pesquisa relacionada do Google

Veja os termos que o Google sugere quando faz uma pesquisa para perceber o que é que a sua audiência procura.

Marketing Digital Portugal

37. Pop up

Este √© um tema que ainda causa muito debate: pop ups com a op√ß√£o de subscrever a newsletter. Eles s√£o intrusivos e aborrecidos, mas a verdade √© que funcionam na maior parte das vezes. Fa√ßa um teste A/B e veja como isso afeta as subscri√ß√Ķes.

38. Prossiga com temas de sucesso

Não tem a certeza sobre o que escrever? Veja os posts com mais leituras e saiba o que deixa os seus leitores mais entusiamados. Depois, escreva uma variação ou extensão desses artigos mais populares.

39. eBooks

Outra boa forma de captar leads é criar um eBook sobre um tópico importante ou popular no seu ramo. Depois, é importante criar uma boa landing page para assinalar a oferta. Melhor ainda: não precisa de começar do zero! Reescreva alguns artigos mais antigos e junte-os numa coleção.

40. Mesmo o bom conte√ļdo precisa de promo√ß√£o

N√£o publique apenas o seu conte√ļdo e espere que ele se promova sozinho; partilhe-o com os subscritores da newsletter e com os seguidores nas redes sociais.

41. Publique sobre tópicos populares

Qual é o tema do momento na sua área de negócio? Faça artigos sobre esses temas marcantes para estar no centro da ação e mostrar que está a par das novidades.

42. Guest posts

Convide algu√©m influente da sua √°rea de interven√ß√£o para escrever um post no blog. Al√©m de poupar tempo, garante que vai ter muito mais intera√ß√Ķes com mais audi√™ncia.
Se preferir podemos ajud√°-lo a criar guest posts : aqui

43. Conte√ļdo de qualidade

Tal n√£o devia ser preciso dizer, mas produza apenas conte√ļdo de que se orgulhe! O Google n√£o gosta de conte√ļdo fraco, e nem os leitores. Como tal o conte√ļdo √© um factor a ter muitooo em conta nos dias que correm!

44. Humanize a marca

Mostre que não é um robot. Não tenha medo de ser engraçado (com classe, sempre) e de mostrar a personalidade da sua marca. Expresse-se; afinal de contas, somos todos humanos.

45. Revistas online

Produzir a sua revista virtual √© outra forma √©pica de criar marketing de conte√ļdo.

46. Faça reportagens sobre eventos

Se for a uma confer√™ncia (mesmo que seja online), considere escrever um post sobre as informa√ß√Ķes que recolheu e que achou mais importantes. A probabilidade √© que a sua audi√™ncia pense o mesmo! Use a hashtag do evento na promo√ß√£o.

47. Memes

Se forem bem utilizados, os memes funcionam bem por serem engra√ßados e familiares aos utilizadores da internet. Se a sua empresa n√£o for altamente corporativa, pode criar algumas destas imagens para se aproximar do p√ļblico.

Memes e o Marketing

48. Controle a quantidade

N√£o entre em excessos para n√£o cansar a sua audi√™ncia. Atualmente, vivemos numa economia que compete pela aten√ß√£o dos clients, e se cria um novo post todos os dias pode estar a aborrecer os leitores ‚Äď mesmo que o conte√ļdo seja excelente. Perceba o que funciona melhor para os seus utilizadores.

49. Mobile Primeiro

Mais de metade dos utilizadores de internet vão fazer compras exclusivamente online dentro de muito pouco tempo, e através de smartphones. Sendo assim, não se esqueça de adaptar o seu site para uma versão mobile friendly. E isto não é opcional!
Num artigo recente a Google afirmou dar prioridade a sites optimizados para mobile !

50. Copie os líderes

Veja quem cria o melhor conte√ļdo, e fa√ßa-o da mesma forma. Explore de forma aprofundada sites de clickbait como o Upworthy ou o Buzzfeed, que t√™m sempre milhares de partilhas. Mesmo que as audi√™ncias destes sites possam n√£o ter nada a ver com a sua, eles podem ser uma excelente inspira√ß√£o para melhorar a sua estrat√©gia de marketing. O que √© que eles fazem bem? Pode fazer algo semelhante?

51. Perca tempo com os títulos

Mesmo um artigo brilhante pode n√£o ter a aten√ß√£o merecida sem um bom t√≠tulo. Deve ser engra√ßado? Deve espevitar o p√ļblico? Ser SEO-friendly? Pense no que atrai mais a sua audi√™ncia. √Č recomendado que escreva 5 a 10 t√≠tulos para cada post, e depois escolha a melhor!

Tags:
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Pedro Martins

Developer, Web-Designer, UI, UX, Social Media Marketing Specialist. Love to research about online security, reverse engineer, automation, fresh startups, cables, servers, networks and creating new and innovative ideas from the scratch.

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