Agora já se pode comprar através do Pinterest 🛍️🛒

Agora já se pode comprar através do Pinterest 🛍️🛒

Categoria : Redes Sociais Visitas: 594 Tempo de Leitura: 3 Minutos

Ciente de que a que os vendedores estão, cada vez mais, a colocar os seus produtos online utilizando para isso o Pinterest, a empresa lançou hoje uma novidade: uma aba dedicada a vendas diretamente através da plataforma.

Agora, basta clicar no ícone da câmara fotográfica na barra de pesquisa para entrar na opção “Shop”, conseguindo ver todos os resultados que visualmente correspondem à pesquisa feita. Esta opção pode ser feita através de uma fotografia tirada ‘no mundo real’ ou até mesmo a partir de um printscreen.

Em jeito de resumo: clique na câmara, na barra em que habitualmente faz pesquisas, faça o upload de uma fotografia de um produto ou tire uma na hora e veja os resultados – ou seja, onde pode comprar o que pretende.

Consegue também aceder à disponibilidade de stock e ao preço do produto pretendido, além dos links para o checkout.

Esta pode ser uma ótima oportunidade para as empresas expandirem ainda mais o seu raio de ação! Os consumidores procuram, cada vez mais, inspiração neste tipo de plataforma; o Pinterest é, sem dúvida, o mais utilizado para este fim.

Enquanto que a câmara foi inicialmente concebida para ajudar os consumidores a encontrar produtos que correspondessem àquilo que viam nas lojas do mundo real enquanto estavam na rua, o Pinterest sugere que agora se pode utilizar esta nova funcionalidade sem sequer sair de casa.

Veja o comunicado da empresa na íntegra aqui.

Agora pode pesquisar e comprar através de imagens

Imagine que precisa de substituir as suas sapatilhas de desporto por umas novas ou de um móvel para a sala porque o seu se estragou: faça upload de uma fotografia, diretamente a partir do álbum de fotos do seu telemóvel, e veja as correspondências (ou seja, em que lojas pode comprar esses produtos, quantos existem e o preço).

A empresa mais inspiradora de sempre afirma que agora há três vezes mais pesquisas visuais, utilizando essa função na plataforma, do que em 2019. Tais dados indicam que há uma maior familiaridade com a utilização da câmara do telemóvel para fazer compras online.

Mas isso também significa que o trabalho desenvolvido pelo Pinterest nos últimos meses tem, realmente, surtido efeito. No último meio ano, por exemplo, a empresa dobrou o número de atributos detetados em moda para mulher – em que se incluem cores, padrões, tecidos, estilos, comprimentos, texturas, marcas, decotes, altura do tacão, ocasião, estilo e época.

Esta precisão na correspondência de produtos na área da moda também aumentou 50% em relação ao ano passado, afirma a companhia.

Esta nova forma de pesquisar surge na sequência da parceria com o Shopify, o que, principalmente para os pequenos negócios, facilitou o processo de upload dos catálogos para o Pinterest. Estas pequenas empresas representam já mais de 350 milhões de utilizadores.

Há ainda mais uma novidade, que ainda não chegou a Portugal: os destaques de compras, que são nada mais nada menos que tendências com a curadoria de influenciadores e publishers.

Curadoria de imagens é mais uma novidade

Esta nova aba na opção Lens representa também uma outra forma do Pinterest competir com o Google, o que recentemente levou a que as listas de vendedores gratuitas fossem mostradas com mais relevância que os anúncios pagos.

Tal funcionalidade é ainda um desafio ao Instagram, que tem visto crescer de forma consistente o seu serviço de vendas online – conectando compradores com produtos que veem nas fotos e permitindo efetuar a compra sem sequer sair da app. Esta função foi anunciada em simultâneo para o Instagram e para o Facebook, permitindo assim as compras diretas.

Combinados, estes esforços apontam para uma nova tendência na forma como os consumidores querem comprar. Em vez de longas listas de produtos em que a sua visualização depende de fazer scroll, os compradores querem sentir-se inspirados por fotografias e imagens reais; depois, acabam por completar a transação.

As novidades foram preparadas nos últimos meses

O resultado deste tipo de compra e venda, muito orientado pelas imagens, é uma experiência que se assemelha cada vez mais a passear por uma loja e encontrar os produtos expostos de forma a cativar o cliente.

Tags:
web
pinterest
shop online
loja online
venda online
inspiração
moda

Catarina Sousa's Posts

Catarina Sousa

A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.

Gostou do nosso Blog? Subscreva já!

Não se preocupe, nós tambem não gostamos de spam! Iremos apenas enviar os nossos artigos de Blog ou notícias importantes. Poderá ler a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições, e poderá remover a sua subscrição a qualquer momento

Comentários

Artigos Relacionados

10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa
Categoria : Geral  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa

Com o aumento constante do número de casos de coronavírus, parece ser seguro que nos próximos mes...

há 2 meses | Visitas: 1008 | Leitura: 4 Minutos

Ler mais..
EUA querem banir a app TikTok
Categoria : Redes Sociais  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
EUA querem banir a app TikTok

Alguns senadores dos Estados Unidos pretendem que o famoso TikTok seja banido no país – ou pelo m...

há 2 meses | Visitas: 1085 | Leitura: 3 Minutos

Ler mais..
Fake News: saiba como as detectar
Categoria : Geral  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Fake News: saiba como as detectar

Não há dúvidas de que a internet hoje em dia se divide muito entre o que são notícias reais, co...

há 2 meses | Visitas: 834 | Leitura: 5 Minutos

Ler mais..