Como limpar o seu iPhone sem o destruir 📱

Como limpar o seu iPhone sem o destruir 📱

Categoria : Geral Visitas: 611 Tempo de Leitura: 4 Minutos

Se pensa que colocar o seu iPhone na máquina de lavar louça a 60 graus é a única forma de o desinfetar, engana-se. Há uma forma muito melhor – e mais segura – para limpar o aparelho e assim diminuir a probabilidade de contacto com o novo coronavírus.

Bem sabemos que, tendo em conta a evolução galopante dos números, a vontade é de colocar o iPhone num balde de lixívia sempre que chega a casa. Mas antes de destruir completamente o seu telemóvel, tente estas dicas simples para o desinfetar em segurança.

Comece por retirar as capas

A maioria dos utilizadores de iPhone utiliza capas de proteção, que provavelmente estarão tão sujas quanto o próprio aparelho – se não estiverem ainda mais. Assim, o primeiro passo será retirar esta proteção do telemóvel. Se não conseguir retirá-la facilmente, pesquise pela marca e veja tutoriais de como o fazer, evitando parti-la.

Se tiver um protetor de ecrã, considere também retirá-lo. O espaço – ainda que minúsculo – entre essa película e o vidro do iPhone é um território altamente fértil para os germes.

Limpe o pó

Antes de passar para a desinfeção, agarre num pano de microfibras e limpe toda a superfície do seu iPhone. Não use lenços de papel pois, apesar de não parecer, são bastante abrasivos.

Retirar as capas e as películas é importante para a limpeza do iphone

Da mesma forma, não utilize papel higiénico – além de não agarrar as sujidades como deve ser, neste momento está tão caro como um iPhone novo em folha.

Enquanto estiver a proceder a esta limpeza inicial, certifique-se de que o smartphone não está ligado à corrente. Caso contrário, a sujidade pode acumular-se à volta do cabo. Também é importante que o pano esteja completamente seco.

Mesmo que o seu iPhone seja à prova de água, colocar líquidos em qualquer das suas superfícies pode fazer com que as sujidades ou poeiras acabem por ir parar à porta de entrada do cabo de alimentação ou do microfone.

E mais importante de tudo: não sopre e muito menos use ar comprimido! Estas técnicas só vão fazer com que a sujidade entre ainda mais nos orifícios.

Use detergentes suaves

Agora sim: chegou a altura de usar um detergente no seu iPhone. Mas não use spray, lixívia ou qualquer outro líquido igualmente abrasivo. Mesmo que pense que o detergente da casa de banho faz um ótimo trabalho de desinfeção – e pensa bem –, esses produtos só vão servir para destruir as camadas do aparelho e, consequentemente, destrui-lo também.

A Apple recomenda usar toalhitas com álcool isopropílico a 70 graus ou as toalhitas desinfetantes da marca Clorox. Use-as para limpar todo o iPhone e a capa de proteção, no caso de ela ser de plástico duro. Não deixe o seu aparelho excessivamente molhado e definitivamente não tente limpar os orifícios, pois pode acabar por sujá-los com pelos, sujidade húmida ou ainda mais pó.

Analise o estado da capa

Talvez não tenha de a deitar fora, mas veja bem o estado da sua capa de proteção. Se ela tiver mais de um mês, talvez dois, o mais certo é já ter algumas fissuras e marcas de uso. E são precisamente essas pequenas aberturas que permitem a penetração de germes e bactérias, talvez também vírus, e que não permitem a limpeza profunda que as toalhitas nos dão.

Se a capa de proteção do seu iPhone for de pele ou de tecido, não utilize qualquer toalhita à base de álcool para a limpar – ou então vai acabar por danificá-la. A Apple aconselha utilizar água limpa e um sabão suave para limpar a superfície de forma leve, antes de a secar com um pano de microfibras seco.

A Apple tem recomendações de limpeza para os seus produtos

Mesmo assim, a marca assume que o mais certo é que a capa perca a sua cor original.

Algo que temos também de considerar é o facto de o COVID-19 não sobreviver muito tempo em superfícies duras. Assim, se estiver realmente preocupado com o facto de se contaminar ou poder estar a propagar o vírus dessa forma, simplesmente retire a capa, limpe-a e deixe-a num local isolado.

Entretanto, se considerar que precisa mesmo de proteção para o telemóvel, compre uma capa dura de plástico que permita uma limpeza com as toalhitas à base de álcool.

Desta forma, e com uma limpeza regular, pode proteger o seu telemóvel sem ter de se preocupar com a contaminação e propagação do novo coronavírus.

Repita com frequência

Tal como lavar muitas vezes as mãos, limpar o iPhone também deve ser um hábito comum. Por isso mesmo é que é importante usar os detergentes certos, pois produtos mais agressivos e uma limpeza frequente vai acabar por danificar o aparelho que está a tentar desinfetar.

Tags:
web
iphone
limpeza iphone
coronavirus
covid19

Catarina Sousa's Posts

Catarina Sousa

A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.

Gostou do nosso Blog? Subscreva já!

Não se preocupe, nós tambem não gostamos de spam! Iremos apenas enviar os nossos artigos de Blog ou notícias importantes. Poderá ler a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições, e poderá remover a sua subscrição a qualquer momento

Comentários

Artigos Relacionados

Houseparty: alerta para falha de segurança 🤳🔓
Categoria : Segurança  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Houseparty: alerta para falha de segurança 🤳🔓

Tornou-se um verdadeiro sucesso nas últimas semanas, muito graças à quarentena voluntária ou imp...

1 semana atrás | Visitas: 773 | Leitura: 5 Minutos

Ler mais..
10 dicas tecnológicas para “sobreviver” à COVID-19 🦠
Categoria : Geral  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
10 dicas tecnológicas para “sobreviver” à COVID-19 🦠

Sim, já todos sabemos que as nossas vidas mudaram e que o nosso quotidiano em nada se assemelha àq...

2 semanas atrás | Visitas: 751 | Leitura: 5 Minutos

Ler mais..
Transformação digital: a blockchain e os ecossistemas digitais 🖥️
Categoria : Geral  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Transformação digital: a blockchain e os ecossistemas digitais 🖥️

A blockchain já está a ser usada em Portugal para guiar as empresas e organizações na adoção d...

2 semanas atrás | Visitas: 364 | Leitura: 5 Minutos

Ler mais..