Como proteger a conta do Facebook, Instagram e Google 💻🔒🔑

Como proteger a conta do Facebook, Instagram e Google 💻🔒🔑

Categoria : Segurança Visitas: 355 Tempo de Leitura: 4 Minutos

Se ainda não ouviu falar da autenticação de dois fatores, saiba que pode ter as suas contas em risco. Tal como o nome indica, trata-se de uma camada extra de segurança, que implica a introdução de um código além da palavra-passe normalmente pedida no início de sessão nas redes sociais ou no Gmail, por exemplo.

Neste artigo, vamos explicar-lhe como tornar as suas contas mais seguras.

No Facebook

Na maior rede social do mundo, terá primeiro de configurar este tipo de autenticação. Assim, depois de o fazer, tem de introduzir um código especial de acesso ou confirmar qualquer tentativa de início de sessão sempre que alguém entrar na sua conta a partir de um computador ou dispositivo móvel que o sistema não reconhece.


No Facebook tem de configurar o sistema de dois fatores


É ainda possível ativar alertas quando houver um início de sessão a partir de um dispositivo não reconhecido.

Assim, para proteger a sua conta no Facebook, terá de fazer o seguinte:

  1. Aceder às Definições e, depois, entre em Segurança e Início de Sessão;
  2. Clicar na opção Usar a Autenticação de Dois Fatores e, depois, Editar;
  3. Selecionar qual o método de autenticação que pretende e seguir as indicações;
  4. Clicar em Ativar.

Para começar a utilizar esta funcionalidade de segurança, tem de escolher receber códigos através de SMS, no telemóvel, ou códigos de acesso a partir de aplicações fora do Facebook. A partir daqui, a plataforma de Mark Zuckerberg permite ainda optar por outros métodos adicionais, entre eles:

  1. Aprovar tentativas de início de sessão através de dispositivos reconhecidos;
  2. Utilizar códigos de recuperação;
  3. Introduzir chaves de segurança em dispositivos compatíveis.


O Facebook permite escolher receber SMS ou entrar com apps

Se iniciar sessão num computador ou telemóvel que não memorizou, terá de introduzir estes dados após ativar a dupla autenticação. Desse modo, não precisará de voltar a colocar o código de segurança no início de sessão.

Há ainda alguns conselhos úteis, que se aplicam não só ao Facebook mas também a outros websites em que tenha de introduzir a password: nunca clique na opção “Guardar Este Browser” se estiver a usar um computador público ou um dispositivo que possa ser usado por outras pessoas.

No Instagram

Nesta plataforma, adquirida pelo Facebook há alguns anos, o método de ativação e utilização é muito semelhante. Então, após ativar este nível extra de segurança e evitar ver a sua conta pirateada por hackers, terá de escolher receber códigos por SMS ou através de aplicações de terceiros como método principal de segurança.


No Instagram, o processo de ativação é simples

Assim, se escolher receber o código através de uma mensagem, vai receber um número com seis dígitos sempre que for detetado um início de sessão num dispositivo não reconhecido pelo Instagram.

Para ativar os códigos de login no seu telemóvel:

  1. Entre no seu perfil e toque no símbolo , no canto superior direito;
  2. Depois, clique em  Definições e, em baixo, até Privacidade e Segurança;
  3. De seguida, aceda a Autenticação de Dois Fatores;
  4. Posteriormente, escolha qual o método que quer utilizar (SMS ou app de terceiros, como o Duo Mobile ou Google Authenticator).

Após ter ativado a dupla autenticação da sua conta, pode aceder aos códigos de recuperação de conta, no caso de ter algum problema ao recuperar um código.

No Google

Imagine os seguintes cenários: utiliza a mesma password em mais que um site, faz download de software através da internet e clica em links que lhe enviam por email. Se tudo isto lhe soa a algo familiar, está mesmo na altura de ativar a verificação em duas etapas no Google.


Evite ter a conta pirateada por hackers


Desta forma, consegue impedir que a sua conta seja hackeada, mesmo que pessoas mal intencionadas estejam na posse da sua palavra-chave. Na página de suporte, o motor de busca mais usado do mundo é bem explícito: quando alguém tem a sua password, essa pessoa pode bloquear-lhe acesso à conta, aceder aos seus emails, informações confidenciais, fotografias e contactos, bem como alterar outras senhas – sim, tais como as bancárias.

Depois de ativar a autenticação em dois passos no Google, o login passa a ser diferente. Em vez de introduzir apenas a sua palavra-passe, ser-lhe-á solicitada a introdução de um código que recebe no seu telemóvel – através de uma SMS, chamada de voz ou da aplicação para dispositivos móveis. Se tiver uma chave de segurança, pode introduzi-la na entrada USB do seu computador.

Ainda assim, este método pode não ser sempre usado. Por exemplo, no seu computador pessoal, pode optar por não usar a dupla verificação. A partir desse momento, esse dispositivo só lhe pedirá a password, como habitualmente.


A autenticação em dois passos do Google é simples e eficaz


A segurança está garantida, pois se tentarem fazer login na sua conta noutro computador, será sempre pedido o código enviado para o seu número de telefone.

Uma camada adicional de segurança

Tal como é referido na página de apoio ao utilizador do Google, este tipo de login exige algo que você sabe (a pass) mas também algo que você tem (o código ou chave de segurança) – e isto aplica-se a qualquer site que permita este tipo de autenticação.

Se ainda não optou por estes métodos de segurança, é altamente recomendado que o faça. Certamente não quer que os seus dados ou informações privadas estejam acessíveis a piratas informáticos ou, simplesmente, a terceiros.

Tags:
web
web security
segurança
hackers
piratas informáticos
autenticação de dois fatores

Catarina Sousa's Posts

Catarina Sousa

A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.

Gostou do nosso Blog? Subscreva já!

Não se preocupe, nós tambem não gostamos de spam! Iremos apenas enviar os nossos artigos de Blog ou notícias importantes. Poderá ler a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições, e poderá remover a sua subscrição a qualquer momento

Comentários

Artigos Relacionados

Dados de 500 milhões de hóspedes da Marriot roubados 🕵️
Categoria : Segurança  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Dados de 500 milhões de hóspedes da Marriot roubados 🕵️

Na passada sexta-feira, a cadeia de hotéis Marriot revelou que um ataque cibernético em grande esc...

1 semana atrás | Visitas: 358 | Leitura: 6 Minutos

Ler mais..
AMP WP e RGPD compromete sites em Wordpress 🖥️🔓
Categoria : Segurança  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
AMP WP e RGPD compromete sites em Wordpress 🖥️🔓

Duas vulnerabilidades encontradas no Wordpress, durante o mês de novembro, podem ter comprometido m...

2 semanas atrás | Visitas: 174 | Leitura: 4 Minutos

Ler mais..
Vende mobiliário? Conheça 5 truques infalíveis de marketing digital 🛋️🛌
Categoria : Marketing  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Vende mobiliário? Conheça 5 truques infalíveis de marketing digital 🛋️🛌

Sim, o seu negócio de venda de móveis pode estar a correr bem, mas você nunca deve ser aquele tip...

3 semanas atrás | Visitas: 390 | Leitura: 5 Minutos

Ler mais..