Conteúdo copiado penalizado pelo Facebook

Conteúdo copiado penalizado pelo Facebook

Categoria : Redes Sociais Visitas: 741 Tempo de Leitura: 2 Minutos

Landing pages com publicidade de fraca qualidade, títulos criados com base no clickbait, websites que espalham fake news ou que utilizam conteúdos roubados a outros sites: tudo isto deverá começar, aos poucos, a desaparecer do Facebook.

A notícia é avançada em exclusivo pelo TechChrunch. A maior rede social do mundo confirmou que está em marcha o projeto que irá mostrar aos utilizadores menos links que acionem um alerta – um aviso, para conteúdo que não seja autêntico. Esta nova forma de classificar os posts no feed de notícias foi instaurada após questionários e entrevistas presenciais aos utilizadores, que revelaram detestar conteúdo sem qualidade.


Nova política do Facebook exclui conteúdo não original


O grande objetivo é apenas um: criar um efeito guarda-chuva que melhor a autenticidade dos conteúdos que se encontram na internet. Para isso, a nova política de distribuição de notícias no feed vai deixar de mostrar propriedade intelectual roubada, sendo que esta recebe menos tráfego de referência, ganha menos com publicidade e funciona como um exemplo para outras pessoas que tenham a má intenção de roubar artigos, fotografias e vídeos.

E, na eventualidade dos dados roubados a milhões de utilizadores na recente falha de segurança que ocorreu na plataforma acabarem por ser publicados, o Facebook já instaurou uma sistema de segurança que faz com que esses links desapareçam definitivamente no feed.

No artigo exclusivo do TechChrunch, um dos exemplos dados é o de um website passível de ser excluído pelo Facebook, pois copiou um artigo do site noticioso – mas recheado de publicidade, o que lhe trouxe benefício económico.


O objetivo é tornar a experiência mais agradável para o utilizador do Facebook


Numa adenda a um post sobre a discriminação de sites com excesso de publicidade, o Facebook explica que avançou com “...um update, para que as pessoas vejam menos posts de sites de baixa qualidade e que, predominantemente, copiem e republiquem conteúdo de outros sites sem lhes aumentarem valor de autenticidade”. “Estamos a ajustar as nossas Regras de Publicação de acordo com isto”, adiantou ainda a rede social, que confirmou também que irá enviar alertas às plataformas noticiosas para que adicionem conteúdo original ou que acrescentem valor a conteúdos já existentes.

E como é que o Facebook determina que o conteúdo não é original? O sistema instalado compara o texto principal de uma página web com outro conteúdo semelhante, no sentido de encontrar potenciais semelhanças.

Depois, usa um classificador que combina a previsão feita com a forma como os sites criam títulos de clickbait, e somam a qualidade e quantidade de publicidade na página. Esta é uma forma de aumentar a transparência na web, enquanto se melhora a experiência para todos aqueles que têm um perfil no Facebook.

Tags:
facebook
redes sociais
conteúdo
segurança

Catarina Sousa's Posts

Catarina Sousa

A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.

Gostou do nosso Blog? Subscreva já!

Não se preocupe, nós tambem não gostamos de spam! Iremos apenas enviar os nossos artigos de Blog ou notícias importantes. Poderá ler a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições, e poderá remover a sua subscrição a qualquer momento

Comentários

Artigos Relacionados

Usa VPN? Saiba os perigos que corre ☠️
Categoria : Segurança  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Usa VPN? Saiba os perigos que corre ☠️

Se frequentemente usa programas ou sites para ver filmes e séries em streaming, como o Stremio ou o...

1 mês atrás | Visitas: 1124 | Leitura: 6 Minutos

Ler mais..
5 ideias para promover o seu restaurante online 👩‍🍳👨‍🍳
Categoria : Marketing  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
5 ideias para promover o seu restaurante online 👩‍🍳👨‍🍳

A comida é deliciosa, o menu é diversificado, o ambiente é fantástico e o atendimento é maravil...

1 mês atrás | Visitas: 478 | Leitura: 10 Minutos

Ler mais..
Alternativa para Calibre Server, crie a sua própria livraria de e-books 📕
Categoria : Geral  Pedro Martins PostsPedro Martins
Alternativa para Calibre Server, crie a sua própria livraria de e-books 📕

Se é amante de e-books, certamente já utilizou o Calibre para transferir e organizar a sua bibliot...

2 meses atrás | Visitas: 606 | Leitura: 5 Minutos

Ler mais..