Dicas de marketing digital que a sua concorrência provavelmente não conhece 🤫

Dicas de marketing digital que a sua concorrência provavelmente não conhece 🤫

Categoria : Marketing Visitas: 785 Tempo de Leitura: 4 Minutos

Sente que está a ficar atrás dos seus concorrentes?

Se tem uma empresa, principalmente se for pequena, é muito fácil sentir-se assim. Afinal, não tem capacidade para contratar um exército de marketeers digitais para estar sempre a par das últimas tendências.

Mas isso não significa que não se pode tornar num exército de uma só pessoa.

As suas armas são o seu conhecimento. Depois de ler este artigo, será capaz de escolher as suas táticas e derrotar a concorrência.

Estas dicas são populares porque, efetivamente, funcionam – mas apenas se souber como, porquê e quando as usar.

1. Não esteja em demasiadas redes sociais

É um erro muito comum nas empresas mais pequenas ou recentes: fazer tudo de uma vez só, sem qualquer experiência.

Imagine o seguinte cenário: cria 10 contas em redes sociais. Prepara uma campanha pay per click. Tem um agendamento rigoroso para os posts no blog sobre tópicos que ainda não domina completamente. E o pior de tudo é que nunca usou metade dessas plataformas no passado! Soa-lhe familiar?

Se sim, é momento de parar! O pior erro que pode cometer é tentar controlar muitas redes de uma vez. Mas a lição a reter é: menos é mais. Quando está a começar o negócio ou a passar para o meio digital, o foco e a consistência devem ser os seus principais objetivos.

Se tentar lançar demasiadas campanhas em simultâneo, será difícil determinar qual delas teve mais sucesso.

Ser consistente nas redes sociais e na forma como lança artigos no blog vai trazer-lhe seguidores fiéis e, em última instância, clientes fidelizados. O SEO também deve ser coeso, para que poupe dinheiro em campanhas pagas.

2. Encontre o seu lugar na social media

A maioria dos empresários sabe que tem de estar nas redes sociais, mas arrisca demasiado ao entrar em muitas ao mesmo tempo – como vimos anteriormente.

Para a maioria das marcas, isso pode resultar em desastre. O seu objetivo deve ser encontrar o seu lugar nessas plataformas, pelo que no início não deve sair da zona de conforto.

Depois de perceber melhor como as redes funcionam, perceba que interações está a receber. Por exemplo, se o Instagram não lhe dá engagement suficiente, foque-se numa plataforma que lhe dê. Gostos, partilhas e comentários são o objetivo: fique onde os consegue encontrar mais facilmente e onde a sua audiência realmente está.

3. Marketing de influência

O influencer marketing é relativamente recente no reino do marketing digital. De facto, a maior parte da sua concorrência pode até nunca ter ouvido falar disto!

E, para os concorrentes que sabem do que se trata, eles podem estar a ir na direção errada – porque esta estratégia é muito poderosa se for usada da forma certa.

E o que é isto?

O marketing de influência significa atingir diretamente o seu público-alvo, pagando ou inspirando pessoas influentes do seu nicho a falar sobre a sua marca.

Influenciadores Instagram

Quando se trata de utilizadores de redes sociais, os influencers são basicamente as referências mais fortes que a sua empresa pode receber.

Marketing Facebook Instagram

Nos Estados Unidos, um estudo revelou que 30% dos consumidores comprariam mais facilmente um produto recomendado por um ou uma blogger e não por uma celebridade.

Esta tática é especialmente eficaz nos millennials (população entre os 18 e os 35 anos), já que 70% destas pessoas são realmente influenciadas pelas recomendações que veem quando tomam a decisão de comprar.

Assim, deve sempre estar atento aos potenciais influenciadores no seu nicho de mercado, se quer criar engagement com o seu público-alvo e dar visibilidade à sua marca.

Então, o que é que a sua concorrência pode estar a fazer de errado?

Muitos empresários ainda pensam que um número elevado de guest blogging (uma forma de marketing de influência) e muitos backlinks vão melhorar o SEO e atrair tráfego.

Tal já foi verdade, mas agora mudou. As pequenas empresas devem ter muito cuidado com estas práticas, que já foram detetadas e punidas pelo Google – e isto não é o que você quer para a sua empresa.

Claro que o guest blogging não é uma má prática – mas deve ser feita com conta, peso e medida. Neste aspecto, os principais pontos a focar devem ser: promoção da marca, criação de credibilidade ao ter apoio de grandes nomes no meio e entrar em novas comunidades.

4. A regra dos 80-20 para o conteúdo

Esta regra é simples: 80% do seu sucesso vem de 20% dos seus esforços. Ela aplica-se a tudo, incluindo no conteúdo que produz – e este pode ter variadas formas, como vídeos, webinars, posts no blog, infografias...

Como aplicar esta regra?

É muito fácil: 80% do conteúdo criado deve comunicar valor – serviços ou produtos únicos, recentes, relevantes e que resolvam os problemas do público - e 20% deve ser promocional.

A maioria das empresas faz isto ao contrário, focando-se principalmente nas vendas e muito menos em conteúdos de qualidade ou com informações que interessam ao consumidores.

Se não está convencido, saiba que as empresas com blogs, por exemplo, geram cerca de 70% mais leads do que as empresas que não têm esta opção.

Outras vantagens de ter um blog incluem gerar tráfego de qualidade, acrescentar um toque humano à marca, fidelizando clientes, e o custo baixo desta prática – em comparação com outras.

Como vê, a melhor forma de ultrapassar a concorrência é utilizar corretamente estas práticas já testadas e que realmente funcionam.

Tags:
marketing
markting digital
dicas de marketing
social marketing

Pedro Martins's Posts

Pedro Martins

Developer, Web-Designer, UI, UX, Social Media Marketing Specialist. Love to research about online security, reverse engineer, automation, fresh startups, cables, servers, networks and creating new and innovative ideas from the scratch.

Gostou do nosso Blog? Subscreva já!

Não se preocupe, nós tambem não gostamos de spam! Iremos apenas enviar os nossos artigos de Blog ou notícias importantes. Poderá ler a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições, e poderá remover a sua subscrição a qualquer momento

Comentários

Artigos Relacionados

Novidades e dicas sobre o Facebook 📲
Categoria : Redes Sociais  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Novidades e dicas sobre o Facebook 📲

É verdade: na mesma altura em que lança uma nova moeda digital, o Facebook anuncia também novidad...

3 semanas atrás | Visitas: 414 | Leitura: 10 Minutos

Ler mais..
Hotelaria: a importância de um site responsivo 🏨🏖️
Categoria : Web design  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Hotelaria: a importância de um site responsivo 🏨🏖️

À medida a que os écrans aumentam a sua dimensão, a tecnologia se torna cada vez melhor e as liga...

1 mês atrás | Visitas: 635 | Leitura: 10 Minutos

Ler mais..
Usa VPN? Saiba os perigos que corre ☠️
Categoria : Segurança  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Usa VPN? Saiba os perigos que corre ☠️

Se frequentemente usa programas ou sites para ver filmes e séries em streaming, como o Stremio ou o...

4 meses atrás | Visitas: 1539 | Leitura: 6 Minutos

Ler mais..