Erro na publicidade custa 10 milhões ao Google 💸

Erro na publicidade custa 10 milhões ao Google 💸

Categoria : Websites Visitas: 600 Tempo de Leitura: 2 Minutos

Um funcionário do Google, que estava a participar num exercício de treino, terá acidentalmente carregado no botão errado e acabou por injetar retângulos amarelos em dezenas de websites e apps, em vez de banners publicitários.

O erro ocorreu na passada semana, e foi visto em inúmeros sites e aplicações nos Estados Unidos da América e da Austrália durante cerca de 45 minutos. A falha em prevenir um erro humano básico pode ter custado cerca de 10 milhões de dólares à gigante tecnológica.

Estagiário provocou danos de milhões ao Google

O motor de pesquisa já admitiu o erro e afirmou que irá restaurar o dinheiro investido pelos anunciantes, mas não confirmou o valor das perdas monetárias.

Como é que aconteceu?

Tudo aconteceu quando um grupo de estagiários do Google estava a aprender a usar o sistema eletrónico, segundo confirmou uma fonte próxima do processo. Um desses aprendizes foi mais longe do que seria suposto e acabou por submeter uma ordem de compra.

Esse erro não foi imediatamente visto por ninguém no quartel-general da ferramenta de pesquisa online mais usada no mundo durante uma hora – o que é uma eternidade no mercado dos leilões online, tendo em conta o enorme alcance que essas publicações atingem.

Aparentemente sem intenção e sem saber o que estava a fazer, o estagiário mandou avançar com a compra por um valor dez vezes maior que o normal para os anunciantes, disseram outras fontes. Essas encomendas tiveram um CPM (custo por mil impressões) de mais de 25 dólares, ou seja, muito superior aos habituais 2 a 4 dólares que custam no mercado publicitário.




A vulnerabilidade encontrada num erro humano tão básico mostra como é frágil e altamente automatizado este negócio da publicidade, em que largos volumes de inventário são comprados em tempo real apenas ao clicar num botão.

O infame retângulo amarelo foi colocado no AdX do Google, um sistema de leilões para comprar espaço publicitário em tempo real em milhares de sites e aplicações.

A confirmação

Através de um email, o Google confirmou o que de facto aconteceu. “Um estagiário no setor da publicidade, que estava a fazer um exercício de treino, provocou um erro que realmente custou dinheiro e ocorreu em sites de anunciantes durante aproximadamente 45 minutos”, lê-se. “No momento em que tivemos conhecimento desta falha sem intenção, trabalhamos rapidamente para conseguir parar as campanhas”, adiantou ainda a multinacional sediada na Califórnia.

A empresa norte-americana afirmou também que está a tentar colocar mais segurança neste processo para garantir que erros deste género não voltem a acontecer.

Tags:
web
google
google ads
advertising
publicidade
segurança

Catarina Sousa's Posts

Catarina Sousa

A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.

Gostou do nosso Blog? Subscreva já!

Não se preocupe, nós tambem não gostamos de spam! Iremos apenas enviar os nossos artigos de Blog ou notícias importantes. Poderá ler a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições, e poderá remover a sua subscrição a qualquer momento

Comentários

Artigos Relacionados

É makeup artist? O que não pode faltar ao seu website 💄🖥️
Categoria : Web design  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
É makeup artist? O que não pode faltar ao seu website 💄🖥️

Depois do curso na escola de maquilhagem, do salão preparado e de todos os produtos de makeup alinh...

2 semanas atrás | Visitas: 393 | Leitura: 9 Minutos

Ler mais..
Novidades e dicas sobre o Facebook 📲
Categoria : Redes Sociais  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Novidades e dicas sobre o Facebook 📲

É verdade: na mesma altura em que lança uma nova moeda digital, o Facebook anuncia também novidad...

1 mês atrás | Visitas: 540 | Leitura: 10 Minutos

Ler mais..
Hotelaria: a importância de um site responsivo 🏨🏖️
Categoria : Web design  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Hotelaria: a importância de um site responsivo 🏨🏖️

À medida a que os écrans aumentam a sua dimensão, a tecnologia se torna cada vez melhor e as liga...

2 meses atrás | Visitas: 748 | Leitura: 10 Minutos

Ler mais..