🛸 Facebook e Apple empenhados na realidade aumentada

🛸 Facebook e Apple empenhados na realidade aumentada

Categoria : Geral Visitas: 1028 Tempo de Leitura: 3 Minutos

Quando o Facebook e a Apple fazem investimentos extraordinários em novas tecnologias como a realidade aumentada (RA), sabemos que este é definitivamente um tópico a que devemos prestar atenção. Ambas as empresas já fizeram questão de afirmar que estão altamente dedicadas em desenvolver, testar e implementar esta nova tecnologia.

A Apple está mais focada em criar ferramentas para a comunidade de developers, enquanto que a estratégia do Facebook passa por tornar a realidade aumentada disponível para as massas.

Realidade Virtual

Mas afinal o que é a realidade aumentada?

Esta é uma tecnologia que coloca objetos virtuais no mundo real, quer seja através de óculos ou das câmaras de telemóveis ou tablets. Os utilizadores podem interagir com esses objetos a partir do écran, e a linha que separa o que é real do que não é passa a ser realmente fina. Um bom exemplo de RA são os filtros do Instagram ou Snapchat, em que o utilizador fica com bigodes ou orelhas de coelhos ou cães. Esta é também a tecnologia utilizada no jogo Pokémon Go, tão em voga a nível mundial há dois anos.

Estas são apenas algumas das possibilidades e, à medida que a tecnologia se desenvolve, espera-se cada vez mais mudanças na forma como jogamos, aprendemos ou nos conectamos com o mundo.

Apple lança o ARKit 2.0

Com o recente anúncio do lançamento do ARKit 2.0 (Kit de Realidade Aumentada 2.0) – aquela que é a terceira versão da plataforma de apps no que à RA diz respeito -, a Apple mostra que está de facto empenhada neste setor. A banca americana até já veio dizer que esta será uma oportunidade no valor de 8 mil milhões para a empresa.

O crescimento da gigante tecnológica deverá assentar no preço (que será premium), mas também no aumento das vendas de iPhones devido a estas novas ferramentas. Estas são algumas das aplicações que já foram lançadas ou ainda serão utilizando o ARKit:

- IKEA Place: agora não precisa de adivinhar como é que aquela peça de mobiliário ou decoração vai ficar em casa. Com a aplicação, pode virtualmente colocá-la onde quiser, utilizando a câmara do telemóvel ou tablet.
- American Airlines: o protótipo da app sobrepõe informações em tempo real em tudo o que se passa nos terminais de aeroporto, para que o utilizador possa, facilmente, ver onde pode comer, ir à casa de banho ou descansar.
- Complete Anatomy: esta aplicação permite aos utilizadores verem exatamente como funciona o corpo humano com grande detalhe. Imagine como a aprendizagem passa assim, a ser mais fácil.

Facebook teste anúncios em Realidade Aumentada

Apesar dos recentes escândalos relacionados com a confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores, o Facebook continua a ser altamente popular e tem um alcance tremendo em todas as suas plataformas – mais de 1,3 mil milhões no Messenger, 2 mil milhões nele mesmo e 800 milhões no Instagram.

É por isso a que empresa de Mark Zuckerberg quer tornar a RA disponível para as massas e, tendo em conta o número de pessoas a que chega, digamos que não será muito difícil. Será mais fácil para alguém experimentar a tecnologia numa aplicação que já tem no smartphone e o Facebook quer, definitivamente, ir mais além que os filtros faciais.

Alguns anunciantes nesta rede social já têm acesso exclusivo para poderem testar anúncios com estes efeitos especiais. Ver como um par de óculos fica na sua cara, por exemplo, passa a ser mais simples. Até agora, sabe-se que a Pottery Barn, Wayfair, NYX Professional Makeup e Bobbi Brown são algumas das empresas que já testaram esta funcionalidade.

Outra das inovações reveladas na conferência F8, organizada anualmente pelo Facebook, foi a possibilidade de ‘transformar’ fotografias normais em 3D. Assim, uma das aplicações adicionais na RA pode ser incorporar um objeto 3D em posts; também no Messenger, podem visualizar-se ou experimentar-se produtos com esta tecnologia.

Uma nova funcionalidade também apresentada é a de conectar imagens, logos e sinais em conteúdo aumentado. Tal faz parte de um teste beta de “target tracking”, que usa a câmara do Facebook para interligar imagens do mundo real com outras de RA.

As parcerias entre os developers de grandes empresas tecnologias como a Apple e o Facebook permitem melhorar e desenvolver novas aplicações de realidade aumentada, criando oportunidades para jogos ou até soluções empresariais.

Acha que a sua empresa pode utilizar ou beneficiar destas ferramentas? De acordo com os especialistas, este será mesmo o futuro.

Tags:
realidade aumentada
facebook
apple
VR

Pedro Martins's Posts

Pedro Martins

Developer, Web-Designer, UI, UX, Social Media Marketing Specialist. Love to research about online security, reverse engineer, automation, fresh startups, cables, servers, networks and creating new and innovative ideas from the scratch.

Gostou do nosso Blog? Subscreva já!

Não se preocupe, nós tambem não gostamos de spam! Iremos apenas enviar os nossos artigos de Blog ou notícias importantes. Poderá ler a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições, e poderá remover a sua subscrição a qualquer momento

Comentários

Artigos Relacionados

Usa VPN? Saiba os perigos que corre ☠️
Categoria : Segurança  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Usa VPN? Saiba os perigos que corre ☠️

Se frequentemente usa programas ou sites para ver filmes e séries em streaming, como o Stremio ou o...

1 mês atrás | Visitas: 1124 | Leitura: 6 Minutos

Ler mais..
5 ideias para promover o seu restaurante online 👩‍🍳👨‍🍳
Categoria : Marketing  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
5 ideias para promover o seu restaurante online 👩‍🍳👨‍🍳

A comida é deliciosa, o menu é diversificado, o ambiente é fantástico e o atendimento é maravil...

1 mês atrás | Visitas: 478 | Leitura: 10 Minutos

Ler mais..
Alternativa para Calibre Server, crie a sua própria livraria de e-books 📕
Categoria : Geral  Pedro Martins PostsPedro Martins
Alternativa para Calibre Server, crie a sua própria livraria de e-books 📕

Se é amante de e-books, certamente já utilizou o Calibre para transferir e organizar a sua bibliot...

2 meses atrás | Visitas: 607 | Leitura: 5 Minutos

Ler mais..