Novidades e dicas sobre o Facebook ūüď≤

Novidades e dicas sobre o Facebook ūüď≤

Categoria : Redes Sociais Visitas: 618 Tempo de Leitura: 10 Minutos

√Č verdade: na mesma altura em que lan√ßa uma nova moeda digital, o Facebook anuncia tamb√©m novidades na forma como apresenta os coment√°rios aos utilizadores. E, como sabemos que cada coment√°rio tem particular import√Ęncia para aumentar o engagement da sua p√°gina, deixamos-lhe tamb√©m alguns truques para que saiba quando e o que publicar ‚Äď e tudo para melhorar o alcance org√Ęnico das suas publica√ß√Ķes.

Encontrar o p√ļblico certo e saber o que publicar √© o objetivo

Mas vamos começar pelo princípio. Sempre que entra na maior rede social do mundo e se depara, por exemplo, com uma notícia, que tipo de comentários lhe são mostrados primeiro? Mesmo que não esteja muito a par deste tema, já deve ter reparado: normalmente, em primeiro lugar, vê os comentários feitos por alguém que faz parte dos seus amigos.

Depois, a lista continua com os comments com mais likes ou respostas.

Sabia que h√° um ranking para os coment√°rios?

Com o novo algoritmo para o feed de not√≠cias, a plataforma de Mark Zuckerberg quer continuar a encorajar os utilizadores a comentar e deixar rea√ß√Ķes, mantendo-os l√° por mais tempo. Desse modo, sempre que poss√≠vel, responda aos principais e mais relevantes coment√°rios deixados nas publica√ß√Ķes da sua p√°gina. Isso ir√° aumentar o engagement com os seus f√£s.

Sim, existe um sistema de ranking no Facebook, tal como acontece com o motor de pesquisa Google, que determina a ordem pela qual os coment√°rios v√£o ser exibidos. √Č por isso que, com a cria√ß√£o dos emblemas de ‚ÄúMaior F√£‚ÄĚ ou ‚ÄúMelhor Contribuidor‚ÄĚ, a ordem a que est√°vamos habituados altera-se.

Claro que tamb√©m existem outros fatores a ter em conta. Mesmo que dois coment√°rios tenham o mesmo n√ļmero de gostos, h√° uma ordem a ser seguida. Tal como acontece com o feed de not√≠cias, e para aumentar a qualidade e relev√Ęncia do conte√ļdo, o Facebook junta agora mais dois requisitos para que um coment√°rio seja exibido primeiro, sendo eles:

  1. Gerar intera√ß√Ķes da pr√≥pria p√°gina ou da pessoa que fez o post original;
  2. Os coment√°rios ou rea√ß√Ķes s√£o de pessoas amigas do utilizador que fez o post original.

A gigante tecnol√≥gica garante que vai continuar a ter em conta todos os sinais, para que n√£o se exibam de forma proeminente coment√°rios de fraca qualidade ‚Äď sim, mesmo que sejam feitos pela pessoa que, originalmente, criou a publica√ß√£o ou os seus amigos.

Como melhorar o engagement?

Ent√£o, se quer melhorar o envolvimento dos seguidores com a sua p√°gina atrav√©s de um maior n√ļmero de coment√°rios ‚Äď e a Indigit recomenda que o fa√ßa, pois isso aumenta o alcance ‚Äď deve sempre responder √†quilo que ir√° espoletar mais discuss√£o e levar outros utilizadores a deixar um like ou a comentar.

Contribua para gerar mais discuss√£o e coment√°rios nas publica√ß√Ķes

Mas, se quer realmente entender todos os benefícios desta estratégia, necessita de conhecer também todos os outros elementos que dão origem a este sistema de ranking.

Como funciona o ranking?

Bem, isso depende. Se a sua p√°gina tiver muitos seguidores, o Facebook vai automaticamente organizar os coment√°rios pela relev√Ęncia ‚Äď ou seja, vai dar mais destaque aos que tiverem mais respostas e likes. Tal pode tamb√©m suceder nas p√°ginas com menos f√£s, mas normalmente n√£o √© necess√°rio dado o baixo volume de coment√°rios.

Simultaneamente, os coment√°rios tamb√©m podem ser organizados por ordem cronol√≥gica. Manualmente, pode faz√™-lo. Mas, se esta ordem por relev√Ęncia estiver ativa, o Facebook diz que utiliza os seguintes sinais para a determinar:

  1. Integridade. Este é um ponto básico. Se um comentário violar as regras da comunidade, o sistema vai removê-lo. Além disso, se se tratar apenas de um chamariz para atrair likes (o chamado engagement bait), o mais provável é que o mesmo também seja removido.
  2. Perce√ß√£o dos utilizadores. J√° se deve ter deparado com aqueles pequenos inqu√©ritos levados a cabo pelo Facebook. Pois bem, saiba que a empresa norte-americana leva as respostas muito a s√©rio. Estas s√£o mesmo usadas para ajudar o algoritmo a selecionar n√£o s√≥ os coment√°rios mais relevantes mas tamb√©m as publica√ß√Ķes no feed. Se a maioria considerar que quer ver um determinado tipo de coment√°rio, esse √© um fator a ter em conta.
  3. Engagement. Tal como j√° referimos, as rea√ß√Ķes e as respostas s√£o fundamentais para a organiza√ß√£o e exibi√ß√£o dos comments. E, como o Facebook quer sempre aumentar as intera√ß√Ķes entre os posts e os utilizadores, faz sentido mostrar primeiro aquilo que vai fazer com que haja, precisamente, mais intera√ß√£o.

Claro que existem outros fatores relevantes, mas esses podem ser controlados pelos administradores das p√°ginas. Estes podem, por exemplo, esconder ou apagar completamente os coment√°rios ‚Äď algo muito √ļtil quando se trata de links com spam, conte√ļdo sem qualquer liga√ß√£o ao tema do post ou que simplesmente n√£o contribuem para mais conversas.

E os riscos para as marcas?

Claro que √© preciso uma cautela adicional no momento em que se decide esconder coment√°rios (a op√ß√£o mais segura) ou apag√°-los completamente. No primeiro caso, apenas o p√ļblico geral deixa de os ver, estando ativos e vis√≠veis para a pessoa que os fez e as suas conex√Ķes. J√° na eventualidade de apagar um coment√°rio, a sua marca pode sofrer com ataques de f√ļria de quem o escreveu e at√© com acusa√ß√Ķes de discrimina√ß√£o ou censura.

Todo o cuidado é pouco! Tenha sempre em consideração a intenção da pessoa que comenta.

Quais os momentos-chave para fazer posts?

De acordo com um guia lan√ßado este m√™s pelo Facebook, nesta era moderna a forma como as pessoas se conectam e interagem mudou ‚Äď e n√£o apenas do ponto de vista tecnol√≥gico. Nesse relat√≥rio, √© dito que quem trabalha na √°rea do marketing e das redes sociais deve mesmo tomar aten√ß√£o redobrada no que toca a eventos e celebra√ß√Ķes, uma nova forma de a popula√ß√£o se relacionar.

O quotidiano é uma boa forma de chegar à sua audiência

‚ÄúEntramos numa altura em que as pessoas esperam mais relev√Ęncia e experi√™ncias personalizadas em todos os momentos. Os marketeers e as ag√™ncias n√£o podem, simplesmente, ter uma solu√ß√£o igual para todas as marcas e um agendamento de posts. Neste mundo, em que tudo √© pensado ao pormenor, h√° uma maior complexidade para quem faz publicidade, mas tamb√©m mais oportunidades para criar rela√ß√Ķes com significado entre as pessoas e as marcas nos momentos mais importantes‚ÄĚ, l√™-se no documento.

Na base deste report est√° o facto de ser precisamente por causa das aplica√ß√Ķes e das ferramentas mais modernas, e j√° n√£o por causa de grandes eventos, que as pessoas celebram. Os pequenos acontecimentos servem, agora, para segmentar melhor as campanhas de marketing e chegar mais facilmente ao p√ļblico-alvo.

Caso queira perceber melhor como funciona este nicho, e como chegar mais facilmente ao seu p√ļblico-alvo, pode analisar este artigo da equipa do Facebook e cujo resumo a Indigit traz at√© si.

Ao longo dos √ļltimos anos, fala-se cada vez mais de casamentos, lua-de-mel, pequenas festas, mudan√ßas de profiss√£o ou de vida. J√° reparou nisso, quando v√™ o seu feed? Em primeiro lugar, esta rede social oferece uma vis√£o sobre como define os momentos-chave em que √© necess√°rio focar, separando-os por import√Ęncia e categorias.

Novos estilos de vida implicam novas abordagens nas redes sociais

Pode vê-los em pormenor no gráfico abaixo:

Os momentos-chave que interessam ao marketing

Cada um destes momentos cria diversas oportunidades para que as marcas criem conex√Ķes ‚Äď se os respons√°veis por estas souberem os principais interesses da sua audi√™ncia.

Ao aliar-se a estes eventos, pode trabalhar para estabelecer liga√ß√Ķes mais fortes com o seu p√ļblico, com base nos elementos fundamentais que mais interessam aos seus clientes. Ainda neste relat√≥rio, o Facebook d√° exemplos espec√≠ficos de v√°rios tipos de eventos e inclui notas sobre a sua import√Ęncia e relev√Ęncia.

Como pode ver, cada momento tem os seus indicadores de marketing e notas que ajudam as empresas a perceber como √© que podem ‚Äď e devem ‚Äď estar alinhadas com os gostos da audi√™ncia, em momentos fulcrais como este, e nas suas campanhas.

O que é que isto significa para a equipa de marketing?

Adicionalmente, o Facebook tamb√©m oferece anota√ß√Ķes espec√≠ficas sobre cada categoria.

  1. Abrace o que √© familiar. Atividades di√°rias s√£o regulares e previs√≠veis ‚Äď e s√£o aquelas com que toda a gente se identifica. Entender os sinais di√°rios permite aos marketeers chegar √†s pessoas da forma certa, combinando um conhecimento profundo sobre o dia-a-dia dos clientes e a inspira√ß√£o que estes procuram. Uma marca pode afirmar-se como uma fonte segura para quem procura, por exemplo, recomenda√ß√Ķes.
  2. Pense na comunidade.  As marcas t√™m a oportunidade de juntar pessoas todos os dias. Considere a possibilidade de valorizar e tornar-se um aliado de peso na comunidade, ou uma voz ativa de uma causa que afete esse grupo de pessoas de forma regular ou frequente. Os grupos no Facebook ajudam a fortalecer estas rela√ß√Ķes, n√£o s√≥ dentro como tamb√©m fora da plataforma.
  3. Esteja onde est√£o os seus clientes. Durante a semana ou ao fim de semana, os nossos telem√≥veis est√£o constantemente a emitir notifica√ß√Ķes. Para se conectar de forma efetiva com as pessoas durante as duas rotinas di√°rias, otimize as suas campanhas em todas as plataformas em que a sua marca estiver representada. Isto pode levar a mais e melhores resultados, com base nos objetivos que definiu para cada uma delas. Encontre-se com a sua audi√™ncia onde quer e quando quer que ela esteja online.

Esta √© a estrat√©gia certa a adotar: alie-se aos momentos mais relevantes, para que possa trabalhar para tornar a sua marca mais importante para as vidas dos seus clientes. J√° n√£o se trata apenas de promover a empresa de forma altamente abrangente, mas tamb√©m de se focar nos aspetos mais pequenos e na forma como a sua audi√™ncia vive ‚Äď alinhando-se melhor com os seus interesses.


Os momentos mais casuais podem ser oportunidades para as marcas


Este documento vai ainda mais al√©m: fala tamb√©m de olhar para os eventos sazonais e que possam relacionar-se com o foco da sua empresa ou produto. Existem tamb√©m mais algumas considera√ß√Ķes interessantes: ao tornar-se mais espec√≠fico, e mais em contacto com os interesses do seu p√ļblico-alvo, pode tornar-se parte integrante e ativa destes momentos.

Em jeito de resumo, as notas a reter deste relatório são estas:

  • Construa uma audi√™ncia e use-a para determinar o melhor momento para a alcan√ßar; fa√ßa crescer esse alcance ao tirar partido da cria√ß√£o de p√ļblicos semelhantes.
  • Crie mensagens que se destacam. Uma vez determinada a import√Ęncia dos momentos na vida do seu p√ļblico, use esse conhecimento para melhorar a estrat√©gia e dar asas √† imagina√ß√£o. Encontre a chama criativa que ir√° ajudar a impulsionar os objetivos do seu neg√≥cio.
  • Produza conte√ļdos para onde as pessoas est√£o. Destaque-se e supere as expectativas das pessoas que esperam 100% de tudo. As marcas devem encontrar as pessoas onde elas est√£o, atrav√©s dos meios que elas preferem (quer seja no Facebook ou em outra qualquer plataforma de social media).

Não sendo este um guia passo a passo, obviamente não estão aqui explanados todos os pontos necessários para criar as suas campanhas. Mas esta é uma forma muito eficaz de melhor entender como funciona o mundo do marketing e da publicidade de hoje em dia, além de ajudar a criar um plano mais focado nos seus potenciais clientes.

Considere cada detalhe em todos os momentos, a experi√™ncia mais humana para l√° dos banners ou dos an√ļncios. Foque-se nos nichos que podem catapultar a sua marca e criar rela√ß√Ķes fortes com a audi√™ncia. Por fim, pode sempre usar a ferramenta disponibilizada pelo Facebook para criar um p√ļblico semelhante e encontrar pessoas que procuram a mesma coisa que os seus atuais clientes. 

Caso tenha d√ļvidas ou necessite de ajuda para otimizar a presen√ßa da sua empresa nas redes sociais, fale connosco!

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Catarina Sousa

A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.

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