O eBay pode estar a espiar o seu computador 🕵️🖥️

O eBay pode estar a espiar o seu computador 🕵️🖥️

Categoria : Segurança Visitas: 975 Tempo de Leitura: 4 Minutos

O mais famoso site de venda por leilão do mundo pode ser capaz de entrar remotamente nos computadores dos seus milhões de utilizadores. A descoberta foi feita esta semana por Charlie Belmer, funcionário da DuckDuckGo na área da privacidade e segurança.

Esta afirmação, avançada pelo especialista no seu blog, caiu como uma bomba: este comportamento por parte do website foi visto a ocorrer com browsers no Windows, mas não no sistema operativo Linux.

O que é um port scan?

De forma altamente resumida, um port scan ou rastreador de portas é uma aplicação ou técnica frequentemente usada para confirmar se há portas abertas na rede, no alojamento ou no servidor, de forma a evitar - ou levar a cabo - ataques específicos.

Sede do eBay

É muito comum que os antivírus consigam detetar estes port scans ativos e que os sinalizem como potenciais abusos ou tentativas de ataque. Estas aplicações são muitas vezes utilizadas por profissionais ligados à área da segurança, pois ajuda-os a perceber se há fragilidades no sistema que possam ser exploradas por cibercriminosos.

Ao mesmo tempo, são usadas por estes mesmos hackers pelos mesmos motivos: encontrar portas abertas para que, em limite, possam entrar remotamente no sistema operativo.

Que portas estão a ser usadas pelo eBay?

A Bleeping Computer fez uma compilação que nos mostra um total de 14 portas que estão a ser exploradas pelo eBay. Além de um programa desconhecido na porta 63333, as restantes 13 são ferramentas de acesso remoto como o VNC e o TeamViewer, por exemplo.

Entretanto, já foram feitos alguns testes em dois browsers distintos (Google Chrome e Mozilla Firefox), ambos a correr em computadores com o Windows 10. Os testes foram efetuados de acordo com as seguintes ações: começou-se por abrir o browser, pressionar o F12 e depois a aba “network” ou “rede”; de seguida, ao entrar no site do eBay, percebeu-se que as conexões ao 127.0.0.1, o localhost, estariam mesmo a ser rastreadas.

Para ver mais aprofundadamente este assunto, pode espreitar este artigo.

E o que diz o eBay sobre o assunto?

A um jornalista de uma revista norte-americana - que questionou a empresa sobre o tema, quis saber como é que que os dados estão a ser usados e se deveria ser pedido o consentimento aos utilizadores antes de optar por este tipo de ação -, um porta-voz do eBay disse o seguinte: “A privacidade e os dados dos nossos clientes continuam a ser a nossa principal prioridade. Estamos comprometidos em providenciar uma experiência nos nossos sites e serviços que seja segura e de confiança”.

eBay pode colocar segurança e privacidade em causa

Ainda assim, sabe-se que a empresa está a investigar as queixas relativas a esta atividade de rastreamento de portas, que é, de facto, uma tecnologia utilizada como parte de um programa de deteção de fraude utilizado pela companhia.

Esta tecnologia em particular chama-se ThreatMetrix e é utilizada para identificar sistemas potencialmente comprometidos e atividade fraudulenta. O mesmo repórter contactou a LexisNexis Risk Solutions, que comercializa o ThreatMetrix, mas esta empresa não teceu quaisquer comentários ao caso.

Será que se trata de proteção anti-fraude?

Mas, e se o eBay está a levar a cabo estas ações para evitar problemas e porque leva a segurança muito a sério? Seria ótimo, obviamente, pois todos nós deveríamos aplaudir medidas apertadas de cibersegurança, mas aqui é que surge o problema: os utilizadores não deviam ser questionados sobre o seu consentimento antes de terem o seu computador espiado?

Caso esta pergunta fosse feita, o mais certo é que os users consentissem. No entanto, mesmo que algo relacionado com este tema estivesse ‘escondido’ nos termos e condições do eBay, tal teria muito poucas consequências. E isto porque, aparentemente, este comportamento não ocorre apenas quanto aos utilizadores autenticados e com o login feito no site; tal acontece também aos visitantes que não tenham conta ou que não tenham feito o login, e mesmo que utilizem abas de navegação privada (o chamado modo incógnito no browser).

O que dizem os especialistas? 

Os profissionais ligados à área da cibersegurança têm uma opinião praticamente unânime quanto a este tema: é sempre de evitar que uma empresa leve a cabo este tipo de ações de forma tão silenciosa, sem sequer alertar os seus clientes ou visitantes. Sim, mesmo que estejam a evitar a ocorrência de qualquer tipo de fraude.

Esta situação traz mais uma grande desvantagem para a empresa: tal como muitas outras, o eBay depende muito da confiança dos seus clientes para prosperar. Ao fazer estes rastreios sem pedir autorização ou informar, os seus users podem começar a procurar a concorrência.

User denuncia no Twitter

Qualquer site que tenha acesso aos dados bancários dos seus clientes deve oferecer a melhor proteção possível contra fraudes, mesmo que para isso utilize o port scan, mas tem de avisar os utilizadores de que o está a fazer.

É conhecido que algumas entidades bancárias também o fazem, mesmo sem pedirem autorização aos seus clientes ou informarem sobre essa ação. A dúvida aqui mantém-se, e recai até na legalidade da ação. No Reino Unido, por exemplo, esta prática é proibida e pode mesmo levar a uma pena de prisão.

Como evitar que o eBay faça isto no meu computador?

Existem algumas formas de prevenir a ocorrência destes rastreios se está a utilizar o sistema operativo Windows. Pode utilizar outros browsers para se conectar ao eBay, algo que aparentemente bloqueia o port scan – de acordo com alguns users relataram no Twitter.

Em alternativa, pode instalar algumas aplicações e extensões para o Chrome e Firefox que bloqueiam este tipo de ações. 

Tags:
web
web security
cyber security
ebay
online
hack
hacker
port scan
ataque
segurança

Catarina Sousa's Posts

Catarina Sousa

A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.

Gostou do nosso Blog? Subscreva já!

Não se preocupe, nós tambem não gostamos de spam! Iremos apenas enviar os nossos artigos de Blog ou notícias importantes. Poderá ler a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições, e poderá remover a sua subscrição a qualquer momento

Comentários

Artigos Relacionados

10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa
Categoria : Geral  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa

Com o aumento constante do número de casos de coronavírus, parece ser seguro que nos próximos mes...

há 3 meses | Visitas: 1120 | Leitura: 4 Minutos

Ler mais..
EUA querem banir a app TikTok
Categoria : Redes Sociais  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
EUA querem banir a app TikTok

Alguns senadores dos Estados Unidos pretendem que o famoso TikTok seja banido no país – ou pelo m...

há 3 meses | Visitas: 1205 | Leitura: 3 Minutos

Ler mais..
Fake News: saiba como as detectar
Categoria : Geral  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Fake News: saiba como as detectar

Não há dúvidas de que a internet hoje em dia se divide muito entre o que são notícias reais, co...

há 3 meses | Visitas: 945 | Leitura: 5 Minutos

Ler mais..