😴 Porque é que os visitantes saem do seu website?

😴 Porque é que os visitantes saem do seu website?

Categoria : SEO Visitas: 633 Tempo de Leitura: 3 Minutos

Quantas vezes entrou num site mas acabou por clicar no botão ‘voltar’ do browser quase no mesmo segundo? Os potenciais clientes fazem isso no seu website? Se isto está a acontecer na sua montra digital e as taxas de conversão estão a descer, então é tempo de agir e perceber por que motivo os visitantes não gostam do seu site.

Atrair tráfego e converter visitas em compras é fundamental. Criamos esta pequena lista de possíveis razões para que possa investir em melhorias!

1. O site é muito lento 😴

A rapidez com que um website carrega é um ponto essencial no meio digital. Nenhum visitante quer estar muito tempo à espera que o processo de ‘loading’ esteja completo. De facto, até pode colocar um número limite: dois segundos. Este é o tempo médio em que um utilizador espera que o site carregue. Sim, é muito pouco, mas apenas um segundo a mais faz com que, em média, a taxa de conversão desça 7%. Para a Amazon, por exemplo, um segundo a mais de espera faz com que a empresa perca 1,6 mil milhões de euros.

2. Tem muitos pop-ups 😡

Claro que os pop-ups são ótimos para converter cliques em leads ou em vendas, e não deve retirá-los todos – mas use-os sabiamente. Se não o fizer, os seus potenciais clientes vão rapidamente para o site da concorrência.

Há várias formas de usar pop-ups sem prejudicar o SEO do seu website. Para começar, pode atrair os leitores com conteúdo antes de lhes mostrar um pop-up; indicar uma forma simples de fechar a caixa; esconder os pop-ups a pessoas que já os viram.

3. Não é mobile friendly 💨

O número de pessoas que acede a websites através de telemóveis ou tablets não pára de aumentar e já ultrapassou em larga escala as visitas via computador. Então, está na altura de adaptar o seu website para esta não tão recente novidade.

Para se certificar de que o utilizador não tem problemas a aceder ao seu website através da versão mobile, garanta que ele não necessita de fazer zoom para ter melhor visibilidade do conteúdo. Os menus ou botões devem ser de fácil acesso e não devem estar extremamente próximos uns dos outros.

Muito importante: o Google vai começar a excluir sites que não sejam responsivos e o método de indexamento passará a colocar em primeiro lugar as versões mobile – ou seja, em pesquisas feitas através de um smartphone ou tablet, o Google irá colocar em primeiro lugar as versões mobile em vez das versões desktop.

4. Vídeos, sons ou música que começam sozinhos🎤

Sim, todos nós gostamos de ouvir música, mas há um tempo e um espaço para tudo. Quantas vezes abriu um site em que, inesperadamente, a música começou a tocar muito alto? Num espaço público, então, esta situação é muito intrusiva.

Pense numa situação ainda pior: ter várias abas abertas ao mesmo tempo e não saber de qual está a sair o som. A primeira reação é fechar imediatamente todas as tabs abertas no browser. Exatamente: acabou de perder um possível cliente.

Se tem esta opção no seu website, pense em colocar um botão que permita ao visitante iniciar o vídeo ou a música em vez do auto-play.

5. O design é mais atrativo que funcional 🤹‍♂️

O principal foco de qualquer website deve ser sempre apresentar conteúdo de uma forma atrativa. Ao mesmo tempo, os visitantes deve ser capazes de interagir com a plataforma de forma intuitiva, sem se distraírem demasiado com GIFS ou animações.

Sites atrativos mas difíceis de usar podem de facto trazer visitantes, mas quando estes se apercebem de que nada funciona, acabam por sair.

Assim, o web design deve obedecer, entre outras, a algumas regras básicas:

    •    Acompanhar as tendências com que os visitantes já estejam familiarizados;
    •    Ser consistente no design ao longo de todas as páginas;
    •    Dar atenção aos tipos de letra usados, cor, espaços vazios e layout.

Pense também em colocar uma seta para que o visitante possa voltar ao topo e na importante opção de pesquisa.

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Pedro Martins

Developer, Web-Designer, UI, UX, Social Media Marketing Specialist. Love to research about online security, reverse engineer, automation, fresh startups, cables, servers, networks and creating new and innovative ideas from the scratch.

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