Sete formas criativas de incorporar vídeos em direto no Marketing Mix da sua empresa

Sete formas criativas de incorporar vídeos em direto no Marketing Mix da sua empresa

Categoria : Marketing Visitas: 871 Tempo de Leitura: 5 Minutos

O marketing em vídeo já não é um luxo: é uma necessidade. Os especialistas nesta área são unânimes em afirmar que este tipo de conteúdo torna as marcas mais relevantes. De acordo com um estudo feito recentemente, 96% das empresas B2B (business to business) usam vídeo nas suas campanhas de marketing, com 73% de resultados positivos no que ao ROI (Retorno Sobre Investimento) diz respeito.

E porque não fazê-lo também? Os vídeos podem promover a mensagem da sua empresa e melhorar o SEO, enquanto aumenta o engagement com potenciais clientes. A nova tendência é mesmo a transmissão em direto. Segundo pesquisas recentes, perto de 95% de marcas e agências afirmaram que o live video foi uma parte muito importante da estratégia de marketing deste ano. E a melhor parte? É que pode reciclar esses vídeos em direto e utilizá-los mais tarde, com nova edição. É um perfeito dois em um.


Eventos transmitidos em direto fazem sucesso


Porquê entrar em direto?

O Facebook lançou a funcionalidade Live há já alguns anos e está a obter ótimos resultados: perto de dois mil milhões de pessoas já viram estas emissões em direto, sendo que aquelas que vieram de páginas verificadas aumentaram 1,5 vezes no ano passado. Os utilizadores desta rede social consomem 100 milhões de horas de vídeo por dia, e atualmente os números dizem-nos que o streaming só vai crescer.

Em simultâneo, nos Estados Unidos, prevê-se que a indústria de vídeo em live streaming atinja os 70 mil milhões de dólares em 2021. E, em 2019, o total gasto em publicidade nesta área deverá ultrapassar os 14 mil milhões.

Assim, se está a pensar incorporar mais vídeos no marketing mix da sua marca, considere as seguintes táticas:

1. Anúncio de novos produtos ou serviços

Crie as suas próprias notícias ao tornar o lançamento de algo novo num evento transmitido em direto – e permita aos seguidores reagir em tempo real. Em 2016, a Land Rover usou esta fórmula para lançar o modelo Discovery Landmark. No início deste ano, a marca voltou a fazer o mesmo para mostrar o novo modelo, Velar, em direto a partir do Design Museum, em Londres.


Eventos desportivos em direto têm muitas visualizações


2. Eventos grandes

Tenha em conta que o live streaming é ótimo para gerar engagement, principalmente quando há oradores ou quando se trata de eventos desportivos, festas de entretenimento ou empresariais. Por exemplo: em 2016, a Tough Mudder - uma corrida de obstáculos de grande dificuldade – viu os seus eventos atingirem as 14,5 milhões de visualizações no Livestream e Facebook, envolvendo mais de 2,5 milhões de participantes.

3. Entrevistas com valor ou presenças nos meios de comunicação social

Dê mais destaque a um evento de relações públicas ao emitir em direto uma grande conferência de imprensa, a presença de uma celebridade que é embaixadora da marca ou uma entrevista com o ou a CEO. Na edição de San Diego da Comic Con deste ano, a Fandango usou os vídeos em direto dentro do próprio site para conduzir entrevistas a figuras públicas. E o resultado? Claro: teve milhares de espectadores.

4. Atrás das câmaras

Aprofunde o engagement com os seus clientes ao providenciar-lhes uma visita guiada behind the scenes. Mostre ao seu público como é que faz aquele sofá fantástico, como está a ajudar a salvar o ambiente ou o que implica montar uma produção para um vídeo em direto, 30 minutos antes da emissão começar.


Conferências de Imprensa devem ser transmitidas em direto


5. Sessão ao vivo de perguntas e respostas

Expanda as introduções de qualquer produto ou serviço, campanhas de tendências de mercado ou até mesmo crises na empresa com uma sessão de perguntas e respostas. Desse modo, pode liderar a discussão e parecer mais sensível a determinados temas, demonstrar mais conhecimento sobre produtos complexos ou mais em controlo durante uma operação de venda da marca, por exemplo.

O CEO da Cisco, Chuck Robbins, fez isto através de um live no Facebook em 2017, em Las Vegas, em 2017.

6. Vídeos “como fazer”

Faça os seus próprios vídeos explicativos ou com instruções. Este género de diretos provoca curiosidade na audiência, que gosta de ver demonstrações de produtos ou dicas de como fazer algo em tempo real – e não gravadas há meses. Construa uma relação em direto com os visualizadores.

No Facebook, os seguidores têm a opção de aderir à emissão e serem notificados no momento em que entra em direto. Lembre-se que o vídeo permanece na página mesmo depois de ter terminado.

7. Concursos ou promoções

Contemple a possibilidade de anunciar grandes iniciativas de marketing em direto. Estes anúncios criam excitação, mas ofereça aos seus seguidores um ótimo vídeo. Só desse modo garante que a audiência fica a ver o conteúdo até ao fim. Considere o tipo de público que quer atingir para definir em que plataforma vai estar live.

Em 2015, a campanha “Whatsnext” da BMW no Periscope fez isto mesmo. Este era o meio ideal para a empresa, mas outras plataformas podem ser mais indicadas para as características da sua campanha. A título exemplificativo: para promover a série Mr. Robot, a produtora usou o Twitch, a maior plataforma do mundo de social gaming. A equipa criou um evento de três dias em direto, que deu a impressão que o stream estava a ser hackeado. Acabou por ganhar um Shorty Award pela melhor promoção em vídeo em direto.


Marketing de Video


Outro objetivo a atingir é produzir pelo menos três destes vídeos no período de doze meses. No entanto, é altamente recomendável que a sua empresa ou organização produza numerosos live videos ao longo do ano. Tem sido cada vez mais difícil utilizar conteúdo para entrar na liderança, mas este tipo de marketing e emissões podem efetivamente ajudar a sua empresa a destacar-se.

Por último, tenha em memória que os seus vídeos são um reflexo da companhia e da marca. Eles devem ser envolventes, parecer profissionais e comunicar de forma clara, com mensagens poderosas.

Tags:
marketing
vídeo
livestream
livestreaming
direto
redes sociais
live
bmw
twitch
cisco

Catarina Sousa's Posts

Catarina Sousa

A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.

Gostou do nosso Blog? Subscreva já!

Não se preocupe, nós tambem não gostamos de spam! Iremos apenas enviar os nossos artigos de Blog ou notícias importantes. Poderá ler a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições, e poderá remover a sua subscrição a qualquer momento

Comentários

Artigos Relacionados

Usa VPN? Saiba os perigos que corre ☠️
Categoria : Segurança  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Usa VPN? Saiba os perigos que corre ☠️

Se frequentemente usa programas ou sites para ver filmes e séries em streaming, como o Stremio ou o...

3 semanas atrás | Visitas: 1010 | Leitura: 6 Minutos

Ler mais..
5 ideias para promover o seu restaurante online 👩‍🍳👨‍🍳
Categoria : Marketing  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
5 ideias para promover o seu restaurante online 👩‍🍳👨‍🍳

A comida é deliciosa, o menu é diversificado, o ambiente é fantástico e o atendimento é maravil...

3 semanas atrás | Visitas: 347 | Leitura: 10 Minutos

Ler mais..
Alternativa para Calibre Server, crie a sua própria livraria de e-books 📕
Categoria : Geral  Pedro Martins PostsPedro Martins
Alternativa para Calibre Server, crie a sua própria livraria de e-books 📕

Se é amante de e-books, certamente já utilizou o Calibre para transferir e organizar a sua bibliot...

1 mês atrás | Visitas: 487 | Leitura: 5 Minutos

Ler mais..