Sites e-commerce criativos para se inspirar 🛍️

Sites e-commerce criativos para se inspirar 🛍️

Categoria : Web design Visitas: 636 Tempo de Leitura: 3 Minutos

Se está à procura de inspiração para o seu novo website e-commerce, veio ao sítio certo. Porque pode ser difícil definir exatamente a página ideal para o seu negócio, a Indigit deixa-lhe alguns exemplos de sites que são criativos e, mais importante, que vendem os produtos.

As plataformas mais usadas, como o WooCommerce ou o Magento, podem ser usadas na sua loja online, claro; mas há toques pessoais ou distintivos da marca que não devem ficar de fora no momento de mostrar a sua marca ao mundo.

Muitas vezes, construir um site de raiz pode ser o que a sua empresa necessita.

Hoje em dia, o mercado está a mudar e não é fora do comum vermos lojas digitais que usam transições de ecrã entre secções, sem comprometer a navegação.

Veja a Maradji, empresa francesa de venda de marroquinaria, bijuteria, malas e acessórios, ou a Keus Store – em que a navegação na horizontal cria uma experiência única para o utilizador, permitindo-lhe ver com mais detalhe os produtos disponíveis.

Também em grandes marcas, como a Gucci Dècor, assistimos a uma inovação completa na forma como os produtos são apresentados ao público. Os detalhes são incrivelmente genuínos e combinados com grandes imagens, mesmo sem recurso ao scroll horizontal.


O site da Gucci apresenta as imagens de forma criativa


Já se imaginou a comprar marisco ou peixe online? Pode ser para aí que caminhamos, tendo em conta o aumento galopante das compras feitas através da internet. Espera-se que, dentro de apenas dois anos, já mais de 60% das transações sejam feitas de forma digital.

E, pegando precisamente nesse mercado, vejamos o site da Sea Harvest. Sim, a homepage parece mesmo a capa de um jornal saído do século XIX e a marca usa e abusa das ilustrações para vender alimentos – para o consumidor, porém, está também a expressar a sua personalidade.

Vender marisco na internet fica mais simples com um webdesign adequado

A Studio Job é mais um bom exemplo de experiência de compras online para o cliente, com toques de brutalismo e maximalismo com uso de imensos recursos visuais, animações e microinterações – claro, o humor não podia ficar de fora para cativar ainda mais a atenção do consumidor.

Estes dois exemplos vão ainda mais longe, ao representarem uma voz e um tom muito específicos de cada marca. Essa linguagem, que mostra a identidade da marca, é o que lhe permite aproximar-se mais do cliente e criar empatia. Dessa forma, há um maior impulso para os consumidores comprarem.

A Femme & Fierce é mais um exemplo exótico de uma plataforma de comércio digital: pleno de microinterações, animações orgânicas e detalhes subtis, o site consegue arrancar um sorriso ao potencial comprador, através de tudo isto e da sua linguagem coloquial e amigável.

Voltando a falar de páginas pouco convencionais, no que ao webdesign diz respeito, vemos a interface da marca de luxo Balenciaga. Altamente simplificado e com um menu de navegação fora do comum, o site é uma delícia para o comprador.


O menu da Balenciaga não podia ser mais simples e funciona na perfeição


Novos horizontes para a experiência do utilizador

Conforme temos vindo a abordar, as atuais e futuras possibilidades dos sites de compra e venda online são excitantes – não apenas do ponto de vista criativo, mas também porque estão a evoluir as pesquisas vocais e através de imagem, os assistentes guiados pela voz, design altamente futurista e inteligência artificial.

Fazer pesquisas com recurso a imagem é realmente uma tendência, e ela é particularmente relevante para os sites e-commerce que permitam procurar por produtos semelhantes. Desde 2016 que o Aliexpress, por exemplo, tem usado esta ferramenta; O Snapchat, o Pinterest Lens e o Google Lens também são pioneiros neste aspeto.

A inteligência artificial e a aprendizagem por parte de máquinas também dão aos vendedores um maior conhecimento dos hábitos de compra por parte do consumidor, com o objetivo de personalizar cada vez mais as suas experiências e melhorar os resultados das pesquisas e recomendações – tornando-se cada vez mais relevantes e acessíveis.

Sem qualquer dúvida que estas tecnologias emergentes vão mudar para sempre a experiência que as marcas proporcionam aos clientes online. Se está a pensar criar a sua própria loja digital, fale com a Indigit: somos especialistas na criação de websites de raiz ou através de plataformas de e-commerce.

Tags:
web
webdesign
e-commerce
loja online
web design
design
site
website
comércio digital

Catarina Sousa's Posts

Catarina Sousa

A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.

Gostou do nosso Blog? Subscreva já!

Não se preocupe, nós tambem não gostamos de spam! Iremos apenas enviar os nossos artigos de Blog ou notícias importantes. Poderá ler a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições, e poderá remover a sua subscrição a qualquer momento

Comentários

Artigos Relacionados

Usa VPN? Saiba os perigos que corre ☠️
Categoria : Segurança  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Usa VPN? Saiba os perigos que corre ☠️

Se frequentemente usa programas ou sites para ver filmes e séries em streaming, como o Stremio ou o...

1 mês atrás | Visitas: 1124 | Leitura: 6 Minutos

Ler mais..
5 ideias para promover o seu restaurante online 👩‍🍳👨‍🍳
Categoria : Marketing  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
5 ideias para promover o seu restaurante online 👩‍🍳👨‍🍳

A comida é deliciosa, o menu é diversificado, o ambiente é fantástico e o atendimento é maravil...

1 mês atrás | Visitas: 478 | Leitura: 10 Minutos

Ler mais..
Alternativa para Calibre Server, crie a sua própria livraria de e-books 📕
Categoria : Geral  Pedro Martins PostsPedro Martins
Alternativa para Calibre Server, crie a sua própria livraria de e-books 📕

Se é amante de e-books, certamente já utilizou o Calibre para transferir e organizar a sua bibliot...

2 meses atrás | Visitas: 607 | Leitura: 5 Minutos

Ler mais..