Transformação digital: a blockchain e os ecossistemas digitais 🖥️

Transformação digital: a blockchain e os ecossistemas digitais 🖥️

Categoria : Geral Visitas: 837 Tempo de Leitura: 5 Minutos

A blockchain já está a ser usada em Portugal para guiar as empresas e organizações na adoção de ecossistemas digitais. Mas, enquanto estes ecossistemas já existem de uma forma ou de outra há algum tempo, a vertente digital vem mudar todo o paradigma.

Da energia à música, das empresas públicas ao setor privado, cada vez mais empresas têm adotado esta forma de atuar com o objetivo de medir de forma mais eficaz e cortar custos desnecessários, enquanto se automatizam processos.

Os ecossistemas digitais ultrapassam a totalidade das suas conexões; eles são complexos, adaptáveis, aprendem e organizam-se. Exemplos como a Uber ou o Airbnb mostram-nos que a reinvenção de modelos de negócio já existentes em novas plataformas podem alcançar um enorme sucesso. E é aqui que a blockchain entra: ela dota cada um destes modelos de negócios da capacidade de unir todas estas linhas, enquanto suporta os seus princípios económicos fundamentais.

A blockchain ajuda a reduzir custos nas empresas

Este modelo é tão universal e aplicável a tantos ramos de negócio que tal reflete-se no top 10 das empresas internacionais que têm como base a capitalização máxima. Oferecendo novas possibilidades de interação entre pessoas – e tornando negócios já existentes em algo obsoleto ou ineficaz – a blockchain representa, assim, um papel altamente relevante nos tempos que correm.

O que é um ecossistema digital com a blockchain ativa?

Trata-se de uma rede de valor que agrega tecnologias digitais e técnicas de descentralização de dados. Estes ecossistemas têm ainda mais vantagens graças às capacidades únicas da blockchain, tais como: gestão de propriedade, proteção de dados mais eficaz, colaboração peer-to-peer e gestão distribuída.

Estas redes podem ser altamente complexas, dado que possuem diversas facetas. Existem quatro grandes aspetos que caracterizam um ecossistema digital com uma blockchain ativa, sendo eles:

  • Organização e gestão: todo o grupo de organizações que estabelece políticas de ação e fornece uma visão alargada sobre a economia e a capacidade de desenvolvimento do ecossistema.
  • Operações do ecossistema: a plataforma em que a rede opera deve cobrir duas grandes áreas, sendo uma delas o desenvolvimento diário e road maps técnicos, e a outra o suporte operacional que deve estar sempre atualizado.
  • Programas de membros: o ambiente em que o ecossistema da blockchain opera. Participantes, observadores e outros papéis, que trocam valor dentro da rede.
  • A plataforma: a infraestrutura original da blockchain e todas as suas necessidades tais como a cloud, entre outras.

E são estes ecossistemas digitais, que adotaram a blockchain, que estão em constante crescimento e implementados em várias indústrias. Redes colaborativas e inclusivas para todos os segmentos de uma empresa, melhorar a ineficácia das cadeias logísticas e trazer inovação. Esta é a grande visão desta nova forma de operar – que a indústria da aviação norte-americana, a título de exemplo, já veio corroborar, dizendo que ao usar a blockchain pode poupar-se na manutenção, reparação e custos em cerca de 5% ao ano.

Cada vez mais empresas apostam na renovação digital

Claro que cada indústria utiliza esta tecnologia da forma mais proveitosa para si. O ramo farmacêutico e o dos seguros não poderão, por motivos óbvios, trabalhar da mesma forma.

As recomendações

Construir estes ecossistemas não é uma tarefa simples. Talvez será até mais difícil do que perceber que a tecnologia está a unir os mais diversos stakeholders de várias empresas. Vejamos, agora, algumas recomendações praticas se tenciona passar da teoria à prática:

  1. Desmistificar a blockchain nas empresas e junto dos líderes. A blockchain está no seu auge, disso não há dúvidas, e há muitos equívocos relativamente ao que esta tecnologia pode trazer aos negócios. É importante explicar aos líderes-chave, seja por que meio for, todo o potencial tecnológico que ela traz às empresas. Os resultados também estão à vista; basta mostrá-los.
  2. Esquecer palavras abstratas e confusas. Não é preciso falar de descentralização ou trust system. É importante demonstrar que a blockchain pode ajudar a superar desafios e abrir novas oportunidades para as empresas.
  3. Procurar novas formas de valor. As empresas não se podem focar apenas nas relações business 2 business, ou seja, de profissionais para profissionais, mas sim encontrar o equilíbrio com outros modelos de negócio. E lembre-se que o valor não é sempre monetário: ele pode incluir a reputação e a informação, por exemplo. Em alguns casos, estes aspetos podem ser igualmente valiosos ou até a parte mais importante num ecossistema digital. Uma marca com boa reputação terá sempre melhores resultados!
  4. As ideias não têm de partir só de si. Pode beber inspiração a outras empresas dentro ou fora do seu ramo de atuação. Pode aprender mais sobre a sua jornada de transformação e até adotar algumas estratégias que também se adequem ao seu próprio negócio.
  5. Crie uma visão atrativa. Os ecossistemas com base na blockchain requerem uma estrutura e um road map que suporte e antecipe todas as necessidades presentes e futuras.
  6. A blockchain é apenas um componente do ecossistema. O número e a densidade de conexões entre pessoas, organizações e coisas estão a crescer de forma exponencial e, enquanto a blockchain assume um papel essencial no ecossistema digital, há também outras tecnologias que são vitais para a viabilidade do negócio.
  7. Estes ecossistemas são inconstantes. Os ecossistemas digitais que utilizam a blockchain são muitas vezes fragmentados e a sua implementação é altamente complexa, o que pode torná-los confusos, enganadores e difíceis de analisar.
  8. Pensar bem no modelo de negócio. Não fique à espera que o seu ecossistema tenha exatamente as mesmas motivações, considerações legais, económicas e operacionais que a concorrência. É importante pensar bem no modelo de negócio e de ecossistema que pretende.
  9. Apostar na relevância. É importante não se deixar levar pela tentação de agir rapidamente sacrificando a relevância para o seu negócio. Esse é um erro crasso que deve evitar a todo o custo. Construir um ecossistema digital requer uma perceção clara de como os dados se desenvolvem e como se integram em todo o processo do negócio.

Os ecossistemas digitais com blockchain são o futuro das empras

A blockchain pode ser uma poderosa arma para o arsenal digital da sua empresa. No entanto, como qualquer tecnologia, uma estratégia de negócio continua a ser fundamental para perceber como e quando é que estas capacidades tecnológicas podem ser aplicadas. 

Tags:
blockchain
transformação digital
empresas
negócios
inovação
airbnb
uber
tecnologia

Catarina Sousa's Posts

Catarina Sousa

A former journalist on newspapers and TV, now publicist and creative mind at her own agency. Passionate about writing, creating ads and watch Law & Order. Married, mom of two adorable cats.

Gostou do nosso Blog? Subscreva já!

Não se preocupe, nós tambem não gostamos de spam! Iremos apenas enviar os nossos artigos de Blog ou notícias importantes. Poderá ler a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições, e poderá remover a sua subscrição a qualquer momento

Comentários

Artigos Relacionados

10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa
Categoria : Geral  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa

Com o aumento constante do número de casos de coronavírus, parece ser seguro que nos próximos mes...

há 3 meses | Visitas: 1142 | Leitura: 4 Minutos

Ler mais..
EUA querem banir a app TikTok
Categoria : Redes Sociais  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
EUA querem banir a app TikTok

Alguns senadores dos Estados Unidos pretendem que o famoso TikTok seja banido no país – ou pelo m...

há 3 meses | Visitas: 1229 | Leitura: 3 Minutos

Ler mais..
Fake News: saiba como as detectar
Categoria : Geral  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Fake News: saiba como as detectar

Não há dúvidas de que a internet hoje em dia se divide muito entre o que são notícias reais, co...

há 3 meses | Visitas: 960 | Leitura: 5 Minutos

Ler mais..