👋 Truques ótimos para criar engagement com o público 📣

👋 Truques ótimos para criar engagement com o público 📣

Categoria : Marketing Visitas: 895 Tempo de Leitura: 4 Minutos

Engagement é uma palavra que está na ordem no dia. Infelizmente, nem toda a gente percebe o que isto realmente é e como atingir. Muito do marketing de relacionamento – ou inbound marketing – baseia-se em estratégias quantitativas e análise de dados. O engagement, no entanto, é algo um pouco além disto e difícil de alcançar.

Em português, podemos traduzir esta palavra para compromisso ou, melhor, envolvimento.

Apesar de haver várias técnicas, não há uma receita certa para conseguirmos envolver os clientes com a nossa marca. Então, apesar de não existirem soluções universais, podemos estudar padrões de triunfo.

Então, o que é realmente?

Esta é uma forma de interação entre o utilizador e o conteúdo. Pode traduzir-se em ‘likes’ no Facebook, comentários num blog ou links partilhados.

Antes de partilhar o seu conteúdo, identifique o seu objetivo. Porque é que criou este post? O que é que quer que as pessoas façam com ele? Responder a estas questões pode ajudar a decidir que tipo de conteúdo deve lançar.

Por exemplo, se a audiência que pretende atingir são amantes de música, um vídeo interativo sobre músicos famosos vai resultar melhor que uma infografia ou artigo.

Estratégias para criar conteúdo que gera engagement

Agora que já sabe o que é, vejamos o que pode fazer para criar engagement. Desta forma, consegue aumentar o número de partilhas, comentários e, em última análise, conversões em negócios.

1. Crie uma estrutura

Quando visita o site ou o blog da concorrência, o que é que vê primeiro? O conteúdo apresentado de forma lógica e com uma estrutura atrativa. Por exemplo, ler um post cheio de blocos de texto pode parecer massivo. Para aumentar a legibilidade, pode acrescentar listas com pontos ou números (como esta!), títulos, gráficos e imagens. Veja este exemplo:
Exemplo Blog

2. Faça questões

Um dos fundamentos básicos do pensamento crítico é perguntar e responder. Aplicando isto ao seu conteúdo, colocará as pessoas a pensar e a discutir, mesmo depois de saírem do seu blog, post nas redes sociais ou site. Uma questão importante no final do texto pode incitar o leitor a deixar uma resposta e a fazer a mesma pergunta aos amigos nas redes.

3. Aposte na controvérsia

Não sendo absolutamente necessário, adicionar um pouco de controvérsia a ideias ou questões pode ser um grande impulsionador de engagement. Por vezes, no entanto, as trocas de comentários tornam-se muitas vezes em acesas discussões – ótimo para gerar interação com o seu post, mas tenha atenção. É importante ter sempre alguém a moderar a secção de comentários.
Marriage Blog

Com este post, em 2013, o blog do autor Seth Adams tornou-se viral após receber mais de 30 milhões de visitas. Foi ainda traduzido para mais de 20 línguas e rendeu-lhe três livros. Sendo escrito por um homem casado, este título serviu para atrair muita controvérsia – e uma ótima taxa de engagement.

4. Estabeleça confiança na marca

Confiança nas marcas é um dos elementos mais importantes do envolvimento. Lembre-se, as pessoas compram a pessoas ou empresas de quem gostam. Se quer clientes que voltam, precisa de lhes provar que é confiável.
Crie conteúdos que não sejam altamente promotores de produtos ou serviços. Seja altruísta, inspire os leitores ou utilizadores.

O site baby.com mostra-nos como fazer com que isto resulte. Dedicado a assuntos infantis e de parentalidade, é patrocinado pela Johnson & Johnson – mas em momento algum o nome da marca ou produtos são anunciados no site. Desta forma, a modéstia da empresa fez com que a página se tornasse numa fonte fiável de informação para recém-mamãs em todo o mundo. Em retorno, a comunidade fiel de mães e pais envolvidos com a marca faz com que esta se mantenha sempre a par das necessidades e desejos do público-alvo.

5. Considere ter uma cara para a sua marca

Os clientes tendem a responder de forma mais positiva a empresas e produtos que dão uma cara ao nome. Gostam de ter alguém que associam a uma marca. Pense, por exemplo, nos anúncios do Old Spice ou, em Portugal, no jovem modelo do detergente para a roupa Surf.

Old Spice Marca

Claro que não precisa de ter top models, atores ou comediantes como cara da sua empresa. Pode simplesmente ter o proprietário a contribuir para o blog, ou produzir um podcast com um membro da equipa. Mais uma vez, a ideia é aumentar a confiança na marca. Quanto mais humana for, mais os clientes vão confiar nela.

Se não tiver capacidade financeira, pode simplesmente criar um efeito semelhante com uma voz. Para todos os conteúdos que criar, certifique-se de que essa voz está lá.

6. Experimente conteúdo interativo

Esta é uma ótima forma de gerar engagement. Por exemplo, um vídeo onde o visitante vai vendo diferentes opções no écran, ou uma imagem ou informação que se revela depois de um clique.

Até uma simples sondagem (agora possível no Facebook) é conteúdo interativo.

Usar estas ferramentas levam o utilizador a interagir e a ficar envolvido com a marca, o que pode significar mais partilhas do conteúdo.

Tags:
engagment
marketing
customer support

Pedro Martins's Posts

Pedro Martins

Developer, Web-Designer, UI, UX, Social Media Marketing Specialist. Love to research about online security, reverse engineer, automation, fresh startups, cables, servers, networks and creating new and innovative ideas from the scratch.

Gostou do nosso Blog? Subscreva já!

Não se preocupe, nós tambem não gostamos de spam! Iremos apenas enviar os nossos artigos de Blog ou notícias importantes. Poderá ler a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições, e poderá remover a sua subscrição a qualquer momento

Comentários

Artigos Relacionados

Grupos no Facebook: nova ferramenta no chat anunciada hoje
Categoria : Websites  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Grupos no Facebook: nova ferramenta no chat anunciada hoje

Se sente falta do saudoso MiRC ou das mensagens repletas de arcaicos emojis no MSN, temos boas notí...

1 week ago | Visitas: 49 | Leitura: 3 Minutos

Ler mais..
Neuromarketing: já ouviu falar da nova tendência?
Categoria : Marketing  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Neuromarketing: já ouviu falar da nova tendência?

Ao longo da última década, surgiu uma nova tendência: o neuromarketing, que incide sobre a forma ...

2 weeks ago | Visitas: 17 | Leitura: 8 Minutos

Ler mais..
🏡 7 táticas de marketing digital para agências imobiliárias
Categoria : Marketing  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
🏡 7 táticas de marketing digital para agências imobiliárias

Enquanto profissional do ramo imobiliário, sabe que pesquisar na internet é um dos primeiros passo...

2 weeks ago | Visitas: 244 | Leitura: 4 Minutos

Ler mais..