Website lento? Veja o que pode estar a perder!

Website lento? Veja o que pode estar a perder!

Categoria : Websites Visitas: 1448 Tempo de Leitura: 3 Minutos

A velocidade do seu website tem um grande impacto no seu sucesso. Se o seu website não carregar rápidamente os seus visitantes podem abandoná-lo sem ver o conteúdo ou o que tem para oferecer.

Se é um utilizador da internet certamente tambem odeia websites lentos! Emoji  Estima-se que a maioria dos utilizadores não esperam mais do que 4 segundos para ver um website. Neste artigo vamos explicar algumas razões pela qual websites podem tornar-se lentos e como evitar que isso aconteça.

1. Excesso de Plugins Instalados

Nos dias de hoje é mais facil criar um website recorrendo a plataformas como o wordpress, drupal entre outros. Estas plataformas dão uma base ao utilizador, no entanto estão limitadas a certas opções e por vezes é necessario a instalação de Plugins.

Na maioria dos casos esses plugins necessitam de Estilos ( CSS ) e Javascript ( JS ) extra para poderem funcionar correctamente, o que significa que irá aumentar a quantidade de código que o seu browser tem de processar para apresentar uma página e também mais pedidos HTTP para os carregar.

Evite instalar plugins em demasia, e avalie se realmente é necessário ter todos os plugins activados. Não existe um número especifico de plugins: plugins mal programados podem estar a utilizar recursos em demasia sem ser necessário e, ter um grande impacto no tempo de carregamento do seu website.

2. Compressão de Imagens

Se o seu website tem muitas imagens ( ou mesmo que poucas ) saiba que as imagens têm um grande impacto no carregamento do seu website. Como tal a compressão de imagens é um passo a ter em conta, podendo poupar até 70% de espaço e velocidade em cada imagem comprimida sem sacrificar a qualidade.

3. Cache

Sempre que abre um webiste vários recursos são carregados ( imagens , scripts e html ). Para evitar que este conteúdos sejam sempre carregados e, de forma a poupar pedidos ao servidor, os navegadores dispõem da opção de cache. Isto irá guardar temporáriamente, por exemplo uma determinada imagem no seu computador, para quando voltar a abrir uma página nao precisar de a carregar novamente.

A cache poderá ser configurada directamente no servidor com módulos próprios ou mesmo corrorendo à configuração do seu web server como Nginx, Apache, etc definindo um tempo de validade para determinado tipo de ficheiro ( Exemplo : Imagens ficam em cache durante 2 dias, etc )

3. Optimizar CSS e JS

A compressão de estilos e scripts é um passo importante que deve ter em conta. Isto irá fazer com que espaços em branco, comentários e "lixo" desnecessários seja carregado pelo utilizador. Desta forma com a compressão de estilos e scripts ( minify ) poderá poupar até 70% de espaço e carregamento do seu website.

4. Servidor ou Alojamento

O servidor onde o seu website se encontra pode também ter impacto na velocidade do seu website. Se já optimizou o seu website e ainda continua a notar lentidão, poderá ser o seu alojamento/servidor lento. Neste caso poderá contactar a empresa responsável para fazer uma análise à razão de lentidão ou, em alguns casos, optar por um VPS ( Servidor Virtual Privado ) ou servidor dedicado que lhe dará mais recursos exclusivos para o seu website. Alojamentos regulares normalmente são partilhados por dezenas de clientes o que fará com que por vezes o seu website fique lento devido ao congestionamento do servidor em que está alocado.

Possíveis optimizações a nível de servidor poderá passar pela instalação de cache ( mod_cache para Apache por ex. ), activação de compressão ( GZIP ), entre outros.


Se tiver quaisquer dúvidas em relação à optimização do seu website não hesite em contactar! Emoji

Tags:
webdesign
websites
servidores
website slow
site lento
seo
optimization

Pedro Martins's Posts

Pedro Martins

Developer, Web-Designer, UI, UX, Social Media Marketing Specialist. Love to research about online security, reverse engineer, automation, fresh startups, cables, servers, networks and creating new and innovative ideas from the scratch.

Gostou do nosso Blog? Subscreva já!

Não se preocupe, nós tambem não gostamos de spam! Iremos apenas enviar os nossos artigos de Blog ou notícias importantes. Poderá ler a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições, e poderá remover a sua subscrição a qualquer momento

Comentários

Artigos Relacionados

10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa
Categoria : Geral  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
10 dicas para trabalhar melhor a partir de casa

Com o aumento constante do número de casos de coronavírus, parece ser seguro que nos próximos mes...

há 2 meses | Visitas: 1025 | Leitura: 4 Minutos

Ler mais..
EUA querem banir a app TikTok
Categoria : Redes Sociais  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
EUA querem banir a app TikTok

Alguns senadores dos Estados Unidos pretendem que o famoso TikTok seja banido no país – ou pelo m...

há 2 meses | Visitas: 1106 | Leitura: 3 Minutos

Ler mais..
Fake News: saiba como as detectar
Categoria : Geral  Catarina Sousa PostsCatarina Sousa
Fake News: saiba como as detectar

Não há dúvidas de que a internet hoje em dia se divide muito entre o que são notícias reais, co...

há 2 meses | Visitas: 854 | Leitura: 5 Minutos

Ler mais..